ARTICULISTAS

Um Jovem Guerreiro Político

Quem não teve a oportunidade, deve se apressar

Marco Antônio de Figueiredo
Publicado em 18/03/2013 às 18:36Atualizado em 19/12/2022 às 14:01
Compartilhar

Quem não teve a oportunidade, deve se apressar e ler o artigo da imortal educadora Terezinha Hueb de Menezes, publicado ontem, no Jornal da Manhã, na página 2, sob o título “Tenho visto de tudo”. Trata-se de um texto inspirador a uma reflexão profunda, onde somente um ser conhecedor das artimanhas e comportamento humano, como a Mestre Terezinha Hueb, poderia descrever.

Li... reli... ao ponto de trazer à realidade, cada palavra e visão descrita no artigo, desnudando as imagens daqueles que poderiam e deveriam encaixar nos sentimentos ali expressados de forma clara e incisiva.

Um sentimento de certeza me veio à mente quanto a uma pessoa que estou tendo a oportunidade de conhecer dia após dia, mas sabedor de que ela enfrentou intempéries que muitos não suportariam, mas que está vencendo com galhardia, atingindo uma situação social invejável, mas mantendo a “postura humilde de quem se sente agradecido a Deus, à vida e aos próprios esforços no enfrentamento das dificuldades e na vitória em face dos percalços”.

Resolvi falar de uma pessoa que, por circunstancias que a vida nos dita, está bem próxima de mim, não pelos laços familiares sanguíneos, mas pelo passado não muito distante, que permitiu trabalhar com seu pai, o inesquecível “Fuscão Preto”, grande figura humana e talvez o maior idealista e visionário do progresso de nossa cidade, que segundo os mais velhos que tiveram o prazer de conhecê-lo realmente, são unânimes em sentenciar com uma ponta de orgulho, que eram amigos deste ex-prefeito e deputado federal, como um homem reto, honesto e honrado.

Estou falando de Wagner do Nascimento Junior, um jovem político, de fala pausada, que pronuncia com uma fluência de quem é um letrado, um professor “de mão cheia”, mas “que cultiva o sentimento de solidariedade por aqueles em que veem o próprio retrato de passado sofrido, agindo com espírito de desprendimento, reconhecendo, nas conquistas, os bens que devem ser recebidos com gratidão de alma, com isenção de soberba, com espírito de doação e respeito por aqueles que ainda lutam por melhores situações de vida”.

Falar de Wagner Junior me trás à lembrança a música de Gonzaguinha, “Guerreiro menino”, principalmente quando diz que “guerreiros são pessoas, são fortes, são frágeis... Guerreiros são meninos no fundo do peito... Precisam de um descanso, precisam de um remanso, precisam de um sonho que os tornem refeitos... Guerreiro com a barra de seu tempo por sobre seus ombros... Seu sonho é sua vida e a vida é seu trabalho, e sem o seu trabalho um homem não tem honra... e sem a sua honra, ... não dá pra ser feliz”.

Assim, convivendo com Wagner do Nascimento Junior, este jovem idealista, vejo o desenho e o perfil ideal de um político moderno, de visão ampla, que tem capacidade para legislar, para administrar e manter diálogo aberto e permanente com a sociedade, interagindo, recolhendo propostas, sugestões e procurando,  dentro de um trabalho conjunto, contribuir para um avanço de uma sociedade mais justa, devendo ser reconhecido por todos nesta terra de Major Eustáquio como o Jovem Guerreiro Político Uberabense.

(*) Advogado; pós-graduado em Ciências Políticas pela UFSC

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por