ARTICULISTAS

Perfil de um Grande Homem

Olga Maria Frange de Oliveira
Publicado em 20/02/2026 às 17:59
Compartilhar

Os nomes são âncoras que remetem a um destino. Descobri que o nome Almir tem raízes árabes e germânicas, significando “príncipe”, “comandante”, “o que manda”. Derivado do árabe Al-Amir (príncipe) ou do germânico Alamir (famoso entre todos), o nome carrega um forte sentido de liderança, nobreza e distinção. Dessa forma, fiquei surpreendida com a veracidade da perfeita descrição de Almir Hildegardes Resende, um homem como poucos, um amigo que nos deixou recentemente, sem nenhum alarde, contrariando seu perfil alegre, barulhento e divertido.

Engenheiro de formação, ao término do curso em Uberaba, Almir foi admitido por uma construtora sediada em Brasília, porém com forte atuação em diferentes estados do país. Dessa forma, iniciou sua vida profissional como engenheiro na capital federal, sendo, posteriormente, designado pela empresa para atuar em outras localidades, a saber: Piauí (na cidade de Picos), Cuiabá (MT), Uberlândia (MG) e no Estado de Tocantins. Tempos depois, Almir foi aprovado em dois concursos públicos para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual nos Estados de Tocantins e Minas Gerais. Convocado primeiramente pelo Estado de Tocantins, optou por assumir o cargo de Auditor Fiscal, naquele estado. Mais tarde, passou a exercer a função de Delegado Regional, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento das atividades fiscais e da administração tributária deste estado. Somente em 2001, assumiu o cargo de Auditor Fiscal do Estado de Minas Gerais, lotado na Receita Estadual de Uberaba, onde permaneceu exercendo estas funções até os dias atuais, construindo uma carreira pautada por seriedade, ética e no compromisso com o interesse público. Aqui, ele fez amizades sinceras e deixou seu nome gravado na história da instituição como um grande líder, atuante e pacificador.

Como afirmou Carpinejar: “Não temos como recuperar quem se foi, mas podemos mostrar tudo o que restou da pessoa em nós. Essa herança fraterna em nossas relações, que ninguém mais será capaz de arrancar”. Quando perdemos alguém, o que nos vem à lembrança? Que não poderemos mais abraçá-lo, que não teremos a quem confidenciar nossos problemas, que não teremos mais colo nos momentos difíceis, ou seja, que nossa vida empobreceu.

Na realidade, Almir Resende sempre foi um líder em todas as suas iniciativas, tanto na esfera profissional como junto à comunidade espírita uberabense. Há 24 anos, em 2 de fevereiro de 2002, Almir e sua esposa criaram o centro espírita “Núcleo de Estudos Espíritas Joanna de Ângelis”, (NEEJA), em nossa cidade, estrategicamente localizado à rua Oswaldo Cruz nº 643, em frente ao Lar Espírita. Esse centro é frequentado por pessoas muito especiais, que se interessam por estudos da respeitada mestra, filósofa e teóloga Joanna de Ângelis, mentora de Divaldo Franco, consagrado orador e médium brasileiro, que desencarnou em 13 de maio de 2025, aos 98 anos, na Mansão do Caminho, em Salvador, Bahia.

Estudioso da Doutrina Espírita, Almir aliou a fé ao seu espírito de liderança, movimentando a comunidade espírita uberabense, trazendo figuras relevantes e respeitadas em todo o país para palestras de alto nível, que lotavam as salas e auditórios locais. Os palestrantes vinham de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Norte e várias outras cidades. Assisti a inúmeras delas e pude reconhecer nele as qualidades de um líder nato, seguro, atento aos mínimos detalhes e, sobretudo, extremamente organizado. Sem ele, a comunidade espírita uberabense está mais pobre, desde o final de janeiro de 2026.

Conheci Almir Resende quando ele esteve em minha casa, ao lado de seu grande amigo e colega de trabalho, Sylvio Macário, para me convidar a assumir a regência do Coral da Receita Estadual, projeto idealizado por ele e pronto para iniciar os ensaios semanais no auditório da Receita, em 2003. Aliás, Almir Resende era um excelente barítono, que se tornou rapidamente um integrante do naipe dos baixos, reforçando o bom desempenho das vozes masculinas do coro. Esse coral permaneceu atuante ao longo de dois anos, chegando a se apresentar com grande desenvoltura na capital mineira, num encontro de corais ligados à Receita Estadual. Com o término do referido Coral da Receita, Almir e sua esposa passaram a integrar o Coral Artístico Uberabense, sob a minha regência, onde ele atuou com muito entusiasmo, ao longo de quase duas décadas de muita dedicação e amor à música. 

Adélia Prado foi muito feliz quando expressou seu pensamento sobre as perdas de entes queridos: “Enquanto o tempo leva a vida embora como o vento, a memória traz de volta o que realmente importa, eternizando momentos”. Tenho certeza que este amigo entrou na minha vida para nos apoiarmos mutuamente, pois Almir pôde deliciar-se com as harmonias do Coral Artístico Uberabense e eu pude aprofundar-me no conhecimento da Doutrina Espírita. Nunca devemos esquecer que cada ser que encontramos é um ser iluminado, disfarçado, a nos mostrar o caminho a ser percorrido.

Guardarei na memória o grande número de pessoas que compareceu ao velório, realizado no Liv, para a sua despedida final. O Grupo “Vozes Gregorianas” e o Coral Artístico Uberabense fizeram uma homenagem póstuma, que contou com a participação da solista Cleide Fernandes (do CAU); porém, o que mais me impressionou foi o fato de que, durante o translado do seu caixão até o carro fúnebre que o aguardava, as pessoas o aplaudiam calorosamente, demonstrando a admiração que este homem despertava em todas elas.

Que Deus conforte sua esposa, Djelma; seus filhos, Nayara e Renan, e seu irmão Amarildo!

 Olga Maria Frange de Oliveira

Professora de piano; autora dos livros “Pioneiros da História da Música em Uberaba” e “Mulheres na Música”; ocupa a cadeira nº 15 da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por