ARTICULISTAS

Escorpiões e outros bichos

Renato Muniz
Publicado em 25/08/2025 às 18:12
Compartilhar

Os moradores do bairro de Perdizes, na cidade de São Paulo, estão preocupados. É que andam aparecendo na região uns escorpiões que têm deixado todos atentos ao chão onde pisam. Nas casas e até nos apartamentos chiques das altas torres do bairro já foram vistos os tais bichos. É o que nos dizem algumas notícias que circulam por lá. Em algumas residências, eles já foram encontrados dentro de móveis, nos banheiros, nas cozinhas e em locais onde se guardam produtos de limpeza, vassouras e itens assemelhados. Eu não vi, não posso garantir, mas é o que se comenta. O povo fala demais.

Ainda não fiquei sabendo de ninguém do bairro que tenha sido picado por um bicho desses, mas deve ser questão de tempo, talvez horas. Muitos condomínios estão avisando aos moradores. Não estou agourando, que fique bem claro meu repúdio a esse tipo de comportamento: picar os outros, injetar veneno e causar dor. Esse pessoal, isto é, esses bichos, quando aparecem, nunca estão sozinhos, e logo fazem as primeiras vítimas. Como se diz por aí, a primeira vítima é sempre a verdade, a segunda é a democracia. Quer dizer, levando para o lado da política, mas essa não é a intenção desta crônica. É bobagem associar bichos à política, alguém pode ficar ofendido e não é nossa intenção. Vamos nos ater aos escorpiões.

Escorpião é inseto? De que tipo? Inseto ou réptil? Alguém já viu escorpião voar? Eles comem baratas, isso se sabe. Nojento, mas tem gosto pra tudo, né? É meio estranho, pois baratas voam, escorpiões, não. Como elas se deixam pegar? São distraídas, só pode. Se você se distrair, fica sem seu celular e perde a própria vida — afinal, sua vida está no celular. Melhor uma picada, depois passa. A dor de perder um celular é terrível. Imaginem o transtorno de ter de comprar um aparelho novo e transportar os dados? Tortura, perda de tempo, muitos contatos e fotos vão se perder para sempre. Melhor colocar um escorpião no bolso, diria meu avô.

Se eles não são insetos nem répteis, o que são? Aracnídeos? Mamíferos? Como se reproduzem? Botam ovos? Então, são aves. Vai ver, descendem dos dinossauros. Ah, se têm veneno devem ser parentes das cobras. Já imaginaram topar com uma cobra venenosa no seu caminho? Ela vai te insultar, te ameaçar, tentar um golpe, talvez um tarifaço, uma guerrinha, uma mentira. Se quiser te adicionar no zap, tome cuidado.

Voltando à política — é inevitável —, e para concluir sem deixar nada desamarrado, só me resta recomendar muito cuidado com os que andam à espreita para nos picar, como os escorpiões e os autoritarismos que tentam nos ferir de morte ou nos agredir. Já com relação aos artrópodes, cuidem dos resíduos que vocês produzem, melhor não espalhar lixo, pois é aí que se criam os escorpiões.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por