ARTICULISTAS

“Meninos, eu vi!”

Tharsis Bastos
Publicado em 15/07/2022 às 19:22Atualizado em 18/12/2022 às 20:40
Compartilhar

O ano era 1980 e no escritório da antiga TV Triângulo (hoje Integração), que eu dirigia, me reuni com o então “contato publicitário”, José Renato Gomes, que acabara de chegar de Uberlândia, onde, na matriz da empresa, estivera por sua vez reunido com o Fábio Maceira, na época gerente comercial daquela rede de TV.

Zé Renato estava eufórico, trazia a informação que a empresa – que era a Globo nos seus tempos de maior brilho! – estava disposta a apoiar a implantação em Uberaba do Clube de Diretores Lojistas, o CDL.

Era uma iniciativa que os lojistas de Uberaba aspiravam e que já fora tentada uma vez, porém havia se frustrado.

Na verdade, havia uma queda de braços neste assunto. O “C” da Aciu de Uberaba significa exatamente esta porção empresarial – o Comércio, e a poderosa entidade uberabense não via com bons olhos o surgimento de outra agremiação, concorrente aos seus objetivos. Mas, são águas passadas. Atualmente, associadas no serviço de proteção ao crédito (SPC), as duas entidades se irmanaram solidamente e hoje fortalecem o desenvolvimento comercial de Uberaba.

O gerente comercial da TV Triângulo, nosso chefe imediato, Fábio Maceira, havia dado ao José Renato a luz verde: – Podem tomar a iniciativa que nós iremos apoiar através da programação da TV.

Missão dada... partimos para a execução. Liguei para um grande amigo, radialista e entusiasta da causa, o Luiz Gonzaga Crosara, e dias depois, com o José Renato fazendo a ponte entre nosso escritório e a matriz em Uberlândia, deflagramos nosso plano.

Marcamos uma primeira reunião entre lojistas, na qual diversos compareceram. Cito aqui, de memória, o Evanir Bianchini (Nave Tecidos), que inclusive levou o livro de atas da primeira tentativa de se instalar o CDL anos atrás.

Foram ainda o José Geraldo Miranda (calçados), o Januário (roupas infantis), o Ronaldo (perfumaria), o Cleginaldo (“Jeguinho” – roupas populares), o Sergio Tremendão (artigos esportivos) e perdoem se esqueci algum.

Um litro de whisky comprado ali no Knecão (bar do Zé Mengálcio e da Titina) animou a reunião e em sua caixa foi lavrado nosso compromisso e a data de uma nova reunião, desta vez em espaço maior que o acanhado escritório da Globo, no Edifício Elvira.

Já com diversos outros lojistas, promovemos a segunda reunião (a esta altura, eram anunciados comerciais gratuitos, de estímulo, na Rede Globo, com o Fábio cumprindo o prometido), que aconteceu nas obras da nova loja que o Sergio Tremendão estava construindo.

Daí para frente, a História se fez! No dia 10 de junho de 1980, após viagens de visitas ao CDL/Uberlândia e após muitas e muitas reuniões, eu, o Crosara e o Zé Renato vimos surgir o CDL de Uberaba, com os lojistas orgulhosos, com as “caixinhas de madeira” servindo como arquivo de clientes....

Nesse 16 de julho, em que comemoramos o Dia do Comerciante, deixo meu abraço a todos integrantes do ex-Clube de Diretores Lojistas (hoje Câmara de Dirigentes Lojistas) e minha certeza que aquela iniciativa colaborou bastante para tornar nossa Uberaba nisto que qualifico como “apenas” a melhor cidade do mundo!

Saudações ao amigo Crosara, que já não está entre nós, e ao jovem Zé Renato, que depois disso fez tanto mais por Uberaba!

Tharsis Bastos

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por