ARTICULISTA

Percepção do Cotidiano: vida nova!

Vania Fonseca
Publicado em 02/01/2026 às 21:26
Compartilhar

Em meio aos embates entre nações, constata-se a agressividade dos oponentes, a sanha pelo sangue alheio, o orgulho que subjuga pobres, mulheres e crianças, em prol de uma bandeira que supera o ideal de ser humano. Vê-se o animal no soldado em luta, o prazer desmedido que tortura independentemente da cor da pele, que humilha pelo ato de abuso e desrespeito. Sem colorido, a morte ganha o objetivo das tropas em avanço pela destruição em massa do inimigo. As cidades tornam-se cinza; somente ouve-se o falar de bombas e canhões em oposição ao cantar das aves. Os palacetes viram abrigos de mendigos, as escolas desabam em mudas pedras que nada sabem! Contudo, vidas persistem sobre os escombros, indivíduos se aproximam pela fresta do bem querer. Nesta escuridão da Terra, o céu é o desejo humano. E, pergunta-se: como viver sem a presença de conflitos que dizimam populações? Vive-se no inferno, espreitam-se sonhos de paz!

A humanidade foi representada por Dante Alighieri (1265-1321), no poema épico “A divina comédia” (publicado no século XIV), que se sente guiado, no inferno e purgatório por Virgílio – símbolo da razão e sabedoria, e no paraíso por Beatriz – símbolo da graça divina e da fé. Ou seja, a natureza humana é carente de orientação para alcançar a felicidade e a graça de Deus.

Ao findar de 2025, é atual a crítica de Dante aos religiosos e políticos de sua época, seu cenário é presente em regiões como, por exemplo, da Rússia, Ucrânia, Israel, Faixa de Gaza, nas quais trapos humanos resistem à morte e se transformam pelas intimidades entre o profano e o sagrado diante do inimigo em comum. Entretanto, aos olhos da dor, frente à perda iminente da vida, fala alto a humanidade, o desejo por uma vida nova, pelo fim de lutas e medos, pela necessidade de se juntar cacos e abrandar a condição humana na esperança de um novo porvir!

Tentam ensinar que o instante presente é o que merece nosso olhar! No entanto, somos feitos de passado e precisamos do futuro para sobreviver. Que a lembrança de tempos idos traga a felicidade por desfrutar do planeta azul e a grandeza pela vivência em Águas Cristalinas. No agora, não importa a idade para voltar lá e alcançar o brilho da lua, o sal da lágrima, o sabor do abraço roubado e dizer “obrigada” pelas vitórias, pelos amores perdidos ou achados!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por