VANIA REZENDE

Manifesto em favor da paz

Vania Rezende
Publicado em 24/04/2023 às 20:03
Compartilhar

“O fruto da justiça será a paz, e a obra da justiça consistirá na tranquilidade e na segurança para sempre.” (Is 32,17)

O Coletivo Educação para a Paz, composto por representantes de várias entidades religiosas e da sociedade civil de Uberaba, vem a público manifestar-se em favor da paz e contra a violência que atinge as escolas brasileiras. Sucessivas situações que aumentam e fortalecem a ocorrência de ataques covardes e cruéis estão causando ferimentos e mortes de inocentes, assim como adoecimento, com grande sofrimento e dor, em toda a sociedade; especialmente na comunidade escolar.

Refutamos, veementemente e com indignação, a cultura da violência que vem sendo implantada nos últimos anos no Brasil, no nosso Estado (MG), na nossa cidade (Uberaba) e região. Ela dissemina discursos de ódio, difunde mentiras, incentiva a aquisição de armamentos, valoriza força bruta e repressão, aplaude a militarização de escolas, bem como de entidades públicas e privadas.

Não podemos permitir que importantes espaços como a escola, ambiente especial de formação da cidadania – pelo cultivo de afetividade, reflexão, questionamento, convivência, diálogo, expressão vital de criação –, que assegura a civilidade e é a base da aprendizagem do Estado Democrático de Direito, seja cerceada e punida pela mentalidade destrutiva. Essa mentalidade é geradora de desumanização, desequilíbrio nas relações humanas e sociais, alienação dos comportamentos e banalização do mal e da morte.

Monsenhor Juvenal Arduini, na obra Antropologia: ousar para reinventar a humanidade, lembrou-nos de que “a nascente da paz está nas decisões humanas comprometidas com o crescimento equilibrado das pessoas e dos povos”. Convém questionar: “Que sociedade nós temos?”; “Que sociedade nós queremos?”. Queremos paz, mas vivemos numa sociedade que não promove a justiça; ao contrário, alimenta discursos de ódio, injustiças e desigualdades sociais. Assumir responsabilidade é fundamental no combate à violência e na opção pela paz. Isso exige a urgente participação de toda a sociedade, com seus indivíduos e instituições. Arduini afirma na obra citada: “Existe a lógica da paz. Para instaurar a paz, é preciso promover recursos e atitudes que gerem a paz”.

Juntamo-nos às iniciativas governamentais e de vários segmentos da sociedade que prescrevem medidas emergenciais de proteção/segurança no espaço escolar, de superação de violência e conflitos individuais e interpessoais dentro e fora da escola, sobretudo, em espaços digitais. Cabe a cada um de nós investigar, conhecer e combater as causas determinantes da atual tragédia humana. Acreditamos na consolidação possível de justiça, amor, informação de qualidade e esperança, que promovam equilíbrio, saúde, bem-estar social – fatores estruturantes de proteção e segurança duradouras.

O Coletivo Educação para a Paz se propõe a contribuir com as referidas iniciativas, de proteção e segurança, repensando, de forma socializada, a triste e dramática realidade da violência, do ódio, da irracionalidade, e apontando perspectivas de vida positiva, feliz nas escolas e na sociedade. Nesse sentido, a transformação que defendemos vislumbra clareiras possíveis, em meio às densas trevas, substituindo o viés de pânico, medo, terror, repressão, punição, pensamento vingativo, por vitalidade, alegria, solidariedade, convivência harmoniosa, produção criativa – pilares propícios à Cultura de Paz.

Propomos, também, uma Audiência Pública Municipal, para aprofundamento da compreensão das raízes da cultura da violência e reflexão sobre uma sociedade pautada pela cultura da Paz, com apresentação de pistas, ações, medidas concretas a serem implantadas em nossas comunidades, que assegurem a construção dessa cultura – a curto, médio e longo prazo – nas escolas e na sociedade.

Conclamamos a população uberabense, educadores, comunidades escolares, agentes dos poderes públicos, artistas, profissionais da área da cultura, da saúde física e mental e outros a se juntarem a nós no propósito de reflexão, busca de soluções e ações amplas e efetivas em resposta aos desafios enfrentados.

A sua assinatura (individual e/ou institucional) e a divulgação deste Manifesto são o seu gesto de compromisso para com um novo humanismo em nossa realidade, a partir de valores éticos, de dimensão espiritual e multipartidária, inspirados na fonte de amor, justiça, fraternidade e solidariedade.

 Uberaba, MG – 21 de abril de 2023

Coletivo Educação para a Paz

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por