Na condição de mãe, é possível que toda mulher colha alegrias e tristezas. A felicidade de ser mãe tem a contrapartida da enorme responsabilidade de zelar pelo filho numa realidade bastante conturbada.
Tocado pelo olhar de criança, decorei, da minha cartilha, uma trovinha (cujo autor desconheço, mesmo com a informática) que atualmente soa exagerada, mas que na época muito me impressionou: “A dor mais triste do mundo,/a dor que ninguém consola,/ é a da mãe desvalida/ com o filho pedindo esmola.” Talvez hoje essa dor encontre equivalente na que sente a mãe que perde o filho para as drogas.
Era mesmo mais fácil criar os filhos e mantê-los sob as asas, até que, com bom entendimento da vida, aprendessem a voar; novos tempos vieram com seus problemas. A informática, por exemplo, se intrometeu no cotidiano, e se por um lado facilita nossos contatos e o acesso à informação, por outro, tem gerado apreensões. É que o computador tem nos fascinado de maneira surpreendente, com jogos atraentes e comunicação fácil com amigos ou desconhecidos. Com ele qualquer criança encontra a solução para desafios de qualquer espécie que lhe são propostos pela escola. Entretanto, em casa é imprescindível que a família verifique como os filhos administram o uso dessa ferramenta, e o tempo gasto com essa atividade, de forma que os deveres do dia a dia e os da escola, bem como as refeições e exercícios físicos, não sejam olvidados.
Isso não é tudo. Antigas preocupações em relação aos filhos continuam em vigor: ética, moral, segurança, círculo de amizades, namorados, horário de sair e de chegar, cuidado com bebidas e com drogas... Como se não bastasse tudo isso, o trânsito desafiador de milhares de veículos tem provocado mortes todos os dias. E a violência extrema tem feito com que cidadãos de bem percam a vida por pouca coisa, ainda que não reajam a ataques de assaltantes. Cabe ao coração de mãe rezar para que os filhos voltem para casa bem vivos.
Mudam-se as aflições das mães, mas jamais mudará seu amor - amor sempre solidário, inesgotável, sem medidas - o maior tesouro dos filhos. Que o Dia das Mães, no próximo domingo, chegue recheado de carinho dos filhos, como prova de que eles amam suas mães tanto quanto elas os amam. Abraço do filho é tudo o que as mães querem nesse dia. E aquele presente caprichado vai ser só um complemento...