ARTICULISTAS

Basta observar

João Eurípedes Sabino
forumarticulistas@hotmail.com
Publicado em 02/06/2022 às 18:51Atualizado em 18/12/2022 às 20:04
Compartilhar

Definitivamente, cheguei à conclusã há episódios que me atraem, ou são atraídos por mim. Senão vejamos: na terça-feira da semana em curso (31/05/2022), assisti a um episódio que só mesmo tendo cara de pau para ser o(a) protagonista. Às 12h30min, saindo de uma agência bancária, de súbito vi uma moça caminhando sobre a calçada, tendo vários cabides plásticos numa das mãos. À sua frente seguia uma bem-apresentável senhora, carregando um saco plástico cheio de objetos. Assuntei e soube que a moça era uma vendedora implorando a uma ladra para lhe devolver os objetos por ela furtados numa loja não muito distante dali.

“Senhora!”, suplicou a vendedora. “Por favor, devolva o que pegou na loja onde eu trabalho! Não faça isso comigo. Terei que pagar à empresa se a senhora não devolver”. E a tal senhora, como se não fosse com ela, mantinha o nariz arrebitado e caminhava lentamente. A vendedora acabou por desistir, embora, se quisesse, poderia ter soltado o conhecido grit “Pega o ladrão!”, ou, “Pega a ladra!”. Com tantos clientes à porta do banco, a tal senhora teria sido contida com facilidade.

Fiquei indignado e perguntando a mim mesm é a certeza da impunidade? Ou falou mais alto o cuidado da vendedora para não expor a “inocente” mulher, que poderia sentir-se constrangida em público. Na fritada dos ovos, a vítima viraria ré e vice-versa. Estamos num país em que o crime compensa! Saí dali decepcionado por ter visto aquele exemplo degradante.

Ao virar a esquina, tive o ânimo revigorado. O Sr. Benedito Sebastião de Sousa Coelho, com mais de setenta anos de idade, aposentado, empurrava sua bicicleta de carga em plano inclinado, na avenida Presidente Vargas. Sim, é o querido Pelé do Mercado, figura respeitada em Uberaba pelas suas seis décadas dedicadas ao extenuante trabalho de entregador.

Quando vejo fatos assim, lembro-me de que estamos expostos para ver exemplos degradantes ou nobres. Basta observar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por