Em artigo recente, abordei sobre a ideia sensata da diretoria de nossa Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães de, até 30 de junho passado, isentar os usuários da multa de R$1,00 por dia, ordinariamente aplicada àqueles que se esquecem de devolver livros que tomaram por empréstimo.
Apesar de a biblioteca deixar de receber uma boa importância, a compensação é portentosa: essa campanha tornou possível a recuperação de mais de cem obras literárias.
Quando procurei me informar a respeito desse trabalho, tomei conhecimento de que a Biblioteca Pública voltou aos cuidados da Fundação Cultural.
O fato não é novidade, pois, na época em que fui Presidente da Fundação, a biblioteca estava sob os cuidados da entidade. Na época, num encontro com membros da Secretaria da Educação, expus meu ponto de vista: a biblioteca deveria ficar aos cuidados da Secretaria, não da Fundação. Um estudo meticuloso resultou no decreto que acatou a ideia que eu havia proposto.
A diretoria e os funcionários da Fundação podem, sim, cuidar da movimentação da Biblioteca Municipal. Porém, a meu ver, livros têm mais a ver com a Secretaria da Educação.
Uma fundação contratada pela Prefeitura bateu o martelo e definiu o destino da Biblioteca. Desconheço o porquê dessa decisão, entretanto acredito que, mesmo que eu pudesse conhecer os argumentos apresentados, ainda assim eu optaria por deixar os livros aos cuidados da Secretaria da Educação.
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.” Essas palavras foram ditas por Bill Gates, criador da Microsoft, a empresa gigante da informática que transformou a forma como as pessoas se relacionam com computadores.
As palavras de Bill Gates não deixam dúvida quanto à importância dos livros. E esteja a nossa Biblioteca Municipal sob os cuidados da Fundação Cultural ou da Secretaria da Educação, o certo é que, sim, nós, uberabenses, temos livros. E os temos sob os cuidados de uma equipe especializada e dedicada, que se empenha no atendimento aos leitores.