SUVs são as principais atrações do Salão de SP
Começou o tão aguardado Salão do Automóvel de São Paulo. A maior festa automobilística da América Latina teve início no dia 10, quinta-feira, e vai até 20 de novembro. Hoje e amanhã (domingo) são os dias mais emblemáticos da feira porque coincidem com os treinos e o Grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil. Neste momento, muitos uberabenses fanáticos por automóveis e automobilismo já estão em São Paulo para acompanhar tudo, bem de pertinho. Pela primeira vez, depois de décadas de história, o Salão de SP não acontecerá no Anhembi, mas no São Paulo Expo, o antigo Centro de Exposições Imigrantes. Neste ano, a feira brasileira terá quase 150 lançamentos (totalizando novos modelos e respectivas versões), com ênfase nos SUVs, atual coqueluche no país. O Sobre Rodas mostra agora os melhores lançamentos em seus principais segmentos.
O Levante é o primeiro SUV da Maserati. Revelado no início deste ano na Europa, ele é concorrente direto do BMW X6, Porsche Cayenne e Jaguar F-Pace
CARROS DE ENTRADA
Nas faixas de preço entre R$ 30 mil e R$ 40 mil, poucas novidades, a não ser o Chery QQ nacional que já roda pelo país e o Fiat Mobi, equipado com o motor 1.0 Firefly e o Renault Kwid, que vai ocupar o lugar do Clio somente em 2017.
CARROS MÉDIOS
Sem grandes inovações entre os compactos, sobrou para as novas gerações dos médios Chevrolet Cruze Sport6, com motor 1.4 turbo, Hyundai Elantra 2.0 16v e Kia Cerato, todos com preços acima de R$ 85 mil.
O superesportivo chega ao Brasil apenas por encomenda.
O Nissan GT-R traz motor V6 biturbo de 572 cv e sua velocidade máxima é de 313 km/h
SUV E CROSSOVER
É o setor onde concentra a maior parte de novidades, a começar pelo Hyundai Creta e Renault Captur, futuramente fabricados no Brasil. Depois vem a nova geração do Jeep Compass já lançado no país. Em seguida aparecem os importados Suzuki S-Cross reestilizado e o novo Vitara. A GM trouxe o Tracker reformulado com motor 1.4 turbo, a Honda vai apresentar em primeira mão o Honda WR-V, variação aventureira do Fit e a Renault trouxe um dos SUVs mais bonitos e modernos do mundo, o Koleos. Na Land Rover vem o Range Rover Evoque conversível e a quarta geração do Discovery, recém-revelada no Salão de Paris. Em lados opostos estarão os chineses novo Chery Tiggo 2, Lifan X60 reestilizado e o Maserati Levante.
Com muitas novidades, principalmente no visual, o Chevrolet Tracker traz motor turbo 1.4 flex com injeção direta e transmissão automática de seis marchas
CARROS PREMIUM
Mais um segmento em efervescência no Brasil. Os carros Premium confirmam o bom momento com novos lançamentos como Audi RS7 Sportback, o novo R8 V10 de 610 cv, BMW M 140i e M2, Mini Cabrio, os muscle cars novo Chevrolet Camaro e Dodge Challenger SRT Hellcat, Jaguar F-Type SVR, Maseratis Ghibli e novo Quattroporte, Mercedes-Benz GLC Coupé, C conversível, nova geração do Porsche Panamera, o sedã elétrico norte-americano Tesla Model S e o mítico Nissan GT-R, este último vendido sob encomenda pela bagatela de R$ 900 mil.
O Koleos é um SUV médio e está em sua 2ª geração. Com design inspirado no novo Mégane, ele é a opção mais requintada entre os esportivos da Renault
CARROS-CONCEITO
Fãs dos show-cars que apontam soluções para o futuro também conhecerão de perto a propulsão híbrida no plug-in Volkswagen Golf GTE Sport e no Peugeot Fractal. Diferente de tudo mesmo é o Lunar Quattro da Audi (tem que ver para crer), e finalmente a Toyota vai exibir a versão conceitual do SUV C-HR que esteve em Paris’2014.