Animais foram castrados de 17 a 30 de janeiro (Foto/Divulgação/PMU)
O primeiro mutirão de castração promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, por intermédio da Superintendência de Bem-Estar Animal, superou a meta e atendeu a 1.194 animais no total, sendo 591 cães (217 machos e 374 fêmeas) e 603 gatos (242 machos e 361 fêmeas). Ainda, cerca de 400 tutores já estão registrados na fila do próximo mutirão.
Com apoio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha aconteceu nas dependências da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) do bairro Abadia, entre os dias 17 e 30 de janeiro. Com suporte do Hospital Veterinário da Uniube, a Prefeitura de Uberaba contratou o castramóvel do Consórcio de Municípios do Vale do Rio Grande (Convale) para a execução do trabalho.
Segundo o superintendente de Bem-Estar Animal, Alberto de Faria Pereira, o mutirão superou o objetivo inicial de castrar cerca de mil animais. Inicialmente, foram priorizados os tutores e protetores de caninos e felinos já cadastrados na Superintendência. Mesmo com o mutirão em curso, os interessados puderam se inscrever pelo telefone da Semam (3318-0312) e agendar o atendimento.
“Hoje temos na fila já cadastradas 400 pessoas, mas continuamos inscrevendo os munícipes interessados, que serão também chamados nas próximas edições. As datas serão confirmadas posteriormente. A expectativa é de que ocorra um mutirão a cada dois meses, inclusive nos bairros rurais”, reforçou.
O mutirão teve também parceria com o Departamento de Educação Ambiental da Semam. Além disso, essa ação atende a solicitações dos vereadores Alessandra Piagem, Denise Max, Caio Godoi e o professor Wander.