A Secretaria de Meio Ambiente e Superintendência de Bem-Estar Animal realizam o 9º Mutirão de Castração de cães e gatos, entre os dias 17 e 28 de setembro. O horário de atendimento será das 7h às 16h, sendo pela manhã voltado aos felinos e à tarde, aos caninos.
As cirurgias são executadas no castramóvel da Sociedade de Proteção dos Animais e Saúde Humana (Supash), contratada através de convênio com o Consórcio de Municípios do Vale do Rio Grande (Convale), no pátio do Hospital Veterinário da Uniube (HVU).
Pode interessar: Grandes áreas sem vegetação adequada é prejudicial para infiltração da água no solo
O secretário de Meio Ambiente, Edno César da Silveira, lembrou que até agora foram castrados mais de 9.400 animais durante as oito edições. “A meta é castrar cerca de mil animais que já estão cadastrados e que ainda não foram chamados em edições anteriores. Por isso, é muito importante ficar atento ao contato telefônico da equipe da Semam/Superintendência, pois, se não houver resposta, a vaga será passada para o próximo inscrito e seu nome vai para o final da fila”, disse.
O atendimento será por ordem de chegada e o superintendente de Bem-Estar Animal, Rafael de Carvalho Oliveira, orienta aos tutores e protetores que cheguem pelo menos com uma hora de antecedência do início dos trabalhos, ou seja, às 7h para os gatos e às 11h, para os cães.
Ele contou ainda que, nesta edição, dois dias serão dedicados aos gatos de colônias, que devem ser levados por protetoras independentes, no domingo (22) e quinta-feira (26). Também será por ordem de chegada, com limite de 100 animais em cada um dos dias. Rafael lembra que o controle populacional é a política pública mais importante para reduzir o tamanho das colônias.
O 9º Mutirão terá ainda a participação dos alunos de extensão do curso de Medicina Veterinária da Uniube, dentro do Projeto Fiel Camarada - Conscientização sobre Castração e Guarda Responsável de Cães e Gatos, coordenado pelos professores Ian Martin, Isabel Rodrigues Rosado e Endrigo Gabellini Leonel Alves.
O professor Ian explicou que o projeto já conscientizou mais de 10 mil pessoas, como tutores, protetores, adultos e crianças. Os alunos visitaram escolas, pet shops, o Parcão na praça Pôr do Sol e, no Mutirão, alguns alunos todos os dias vão desenvolver atividades de conscientização sobre a importância da castração. “Tem relação com a saúde pública e evitar que os animais peguem algumas doenças ou mesmo transmitam para os seus tutores”, concluiu.
Caso tenha dúvida ou necessidade de mais informações, o tutor ou protetor pode entrar em contato pelo WhatsApp (34) 3318-0218 (somente mensagens) ou o e-mail superintendenciaanimal.semam@gmail.com.