Desde a última sexta-feira (18), todos os moradores do bairro rural de Peirópolis, a 21km de Uberaba, estão recebendo água distribuída por caminhões-pipa. De acordo com Márcio
Desde a última sexta-feira (18), todos os moradores do bairro rural de Peirópolis, a 21km de Uberaba, estão recebendo água distribuída por caminhões-pipa. De acordo com Márcio Menezes de Rezende, vice-presidente do Conselho Comunitário, falta água devido a problemas em dois poços artesianos do Codau. “O agravante é que essa situação ocorre duas ou três vezes por ano e em cada ocasião a desculpa é diferente: às vezes falta água no poço, às vezes a bomba está queimada”, observa.
Segundo Márcio, que mora há 40 anos em Peirópolis, o poço funcionou perfeitamente por pouco tempo e, desde então, apresenta defeitos regulares. “Desde que eu me entendo por gente eu me lembro desse poço. Por oito anos esteve ótimo, mas depois ficou estragando constantemente”, diz.
Em relação aos transtornos causados pela falta de água, o líder comunitário destaca a dificuldade em realizar atividades corriqueiras, como lavar a louça, especialmente no período da manhã. “Os caminhões-pipa distribuem água até 18h e, no outro dia de manhã, temos que racionar”, garante.
Procurado pela reportagem do Jornal da Manhã, o diretor de Saneamento do Codau, Iridon Amaral de Arantes, afirmou que o problema no local já está sendo resolvido. “Coincidentemente e infelizmente, os dois poços estão com defeito porque as duas bombas queimaram devido à entrada de barro, sexta uma e sábado a outra”, observa. “É uma bomba muito antiga”, completa.
Segundo Arantes, a expectativa é a de que até o fim dessa semana o problema esteja resolvido. Para Márcio, que possui uma lanchonete no bairro turístico, a falta de água significa perda de faturamento. “Ainda mais agora, no Natal. Estamos perdendo os turistas”, finaliza.