O Congresso de Educação de Uberaba e do Triângulo Mineiro acontece nos próximos dias 17, 18 e 19 de outubro, no Centro de Eventos da ABCZ, com inscrições a partir desta quinta-feira (21). Com o tema “Criatividade e Sustentabilidade na construção da Educação para o futuro”, o evento será promovido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação (Semed) e Casa do Educador “Professora Dedê Prais”, em parceria com o Sebrae. O público-alvo são professores e educadores da rede municipal de Uberaba, com vagas disponibilizadas também para cidades do Triângulo Mineiro, que compõem a Associação de Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale). A edição de 2023 tem o apoio da Câmara Municipal de Uberaba e da empresa Soluções Terceirizadas.
A abertura solene, às 19h30, terá a participação da prefeita Elisa Araújo e do secretário de Educação, Celso Neto; na sequência, será ministrada a primeira palestra do dia, com o poeta e cordelista Bráulio Bessa. O sotaque e o inseparável chapéu são as marcas registradas do escritor cearense, fenômeno nas redes sociais, que está entre os poetas brasileiros mais relevantes do século XXI. Bráulio ficou famoso após postar vídeos na internet para resgatar a tradicional literatura de cordel, ultrapassando mais 250 milhões de visualizações. O conteúdo na internet fez tanto sucesso, que ganhou um quadro semanal no programa “Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, no qual apresentava a cultura nordestina sob um olhar poético, conquistando a alcunha de “embaixador do Nordeste”.
No dia 18, os temas serão variados, divididos em momentos culturais, oficinas e palestras, com abordagens como: “Um olhar para os estudantes com Transtornos do Neurodesenvolvimento e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)”; “Saúde Mental: você pode curar a sua vida”; “Adaptação e flexibilização para alunos com deficiência”; “A educação como um pilar da sustentabilidade no Geoparque Uberaba”; “A gamificação na educação: promovendo atividades interativas na sala de aula”; “A leitura literária e a criatividade no universo infantil”; “Imaginar mundos por meio da educação: diálogos e circularidades sustentáveis”; “Um novo olhar para a educação” e “Ensino dos esportes coletivos a partir das características das propostas interacionistas”.
O encerramento do Congresso, no dia 19, contará com a apresentação de trabalhos e palestra do jornalista, filósofo e professor Clóvis de Barros Filho, das 17h às 18h30. Dentre seus principais trabalhos, Clóvis publicou "Ética na Comunicação"; é coautor de "O Habitus na Comunicação" e é organizador de "Comunicação na Polis". Na programação, a partir das 19h30, ainda está prevista a roda de conversa “Sustentabilidade, Inovação e Educação: qual o ponto de partida?”, com mediação da professora e mestre em Educação, Manu Bezerra.
Como participar – As inscrições estarão abertas, até se esgotarem as vagas, e podem ser feitas no site https://bit.ly/congressodeeducacaouberaba, onde a programação do evento já está disponível na íntegra. Os participantes podem escolher até seis atividades, já que as ações serão divididas por horários e acontecerão em espaços diferentes, como o Centro de Eventos Rômulo Kardec, Museu do Zebu e Tatersal Rubico de Carvalho. É necessária a impressão do comprovante (QR Code) de inscrição para apresentação nos dias do evento. Os interessados em submeter trabalhos para serem apresentados durante o encontro, têm até o próximo dia 30 de setembro para envio dos materiais, via site oficial do evento.