Ação em homenagem às vítimas de acidentes de trânsito em Uberaba (Foto/Divulgação)
A Seção de Educação no Trânsito e parceiros iniciou nesta terça-feira (19) uma ação especial em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. A data é comemorada no terceiro domingo de novembro, em todo o mundo.
A homenagem começou com uma parada educativa na Avenida Nenê Sabino, na rotatória em frente à entrada principal da Uniube, seguida da pintura de uma borboleta no asfalto da Avenida da Saudade, no ponto onde uma idosa foi atropelada em junho de 2023.
As borboletas são o símbolo da campanha e representam as vidas perdidas de forma precoce e trágica nos acidentes de trânsito. Outros pontos da cidade, onde houve óbitos constatados no local, receberão as borboletas até o final de novembro. Entre eles, estão as Avenidas Nelson Freire, Dona Maria de Santana Borges, Deputado José Marcus Cherem, Nonô Prata, Prudente de Morais e Ruas Barbosa Cauhi, Doutor Hildebrando Pontes e Rio Grande do Sul.
A chefe da Seção de Educação no Trânsito, Deluma Rodrigues, explicou que as borboletas representam a fragilidade e a preciosidade da vida humana, bem como a transformação e a esperança de um futuro com mais segurança nas vias. “A intenção é sensibilizar os uberabenses sobre o impacto dos acidentes de trânsito, os sonhos interrompidos e a responsabilidade de todos para um trânsito mais seguro. Ao praticarmos gentileza e empatia no trânsito, podemos contribuir para preservar vidas e tornar as vias mais seguras para todos", completou.
A realização do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito 2024 conta com a parceria das concessionárias das rodovias EPR, ECO 050 e Triunfo-Concebra, Uniube, Auto Escola Rezende, Smurfit Kappa, Sest/Senat, Empresa de Transportes Líder, Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito, equipe da vereadora Lu Fachinelli, e ainda contou com a presença da professora Dalci Borges, uma das precursoras da educação no trânsito na cidade de Uberaba, e Fabiano Sene, que já chefiou a Seção de Educação no Trânsito.