Atividade realizada na Praça Carlos Terra atendeu 23 pessoas e encaminhou seis para acolhimento institucional
Equipes realizam atendimento social e de saúde a pessoas em situação de rua no bairro São Benedito, em Uberaba. (Foto/Divulgação)
Uma ação integrada das áreas de assistência social e saúde atendeu pessoas em situação de rua em Uberaba nesta terça-feira (10). A iniciativa ocorreu na Praça Carlos Terra, próxima ao Terminal Rodoviário, no bairro São Benedito, e contou com atendimentos voltados ao acolhimento, orientação e encaminhamentos para a rede pública do município.
Ao todo, 23 pessoas foram atendidas durante a ação, sendo que seis aceitaram encaminhamento para acolhimento institucional. A iniciativa busca reduzir a concentração de pessoas em situação de rua em espaços públicos, além de ampliar o acesso a serviços essenciais e contribuir para a recuperação de áreas urbanas degradadas.
Durante a atividade, foram ofertados serviços como isenção de taxas para emissão de RG e certidão de nascimento, consulta ao Cadastro Único (CadÚnico), orientações gerais e encaminhamento para casas de acolhimento cofinanciadas com o município. Na área da saúde, também foram realizados testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C, além de escuta especializada e elaboração de planos terapêuticos para pessoas que aceitaram iniciar tratamento para dependência química.
Segundo a gerente do Centro POP, Raiane Matos, os locais das ações mensais são definidos a partir das regiões com maior concentração de pessoas em situação de rua. “Nosso objetivo é levar o serviço para mais próximo do usuário, sobretudo àqueles que não procuram os equipamentos da Prefeitura para receberem atendimento. Não se faz política pública sozinho, por isso essa parceria com o Caps AD é muito importante”, afirmou.
A gerente do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), Noeme Andrade, destacou que a iniciativa amplia o alcance dos serviços de saúde. “Durante essas ações, ofertamos todos os atendimentos que acontecem dentro da unidade. Esse trabalho é importante para estabelecermos e fortalecermos vínculo com essa pessoa que está à procura de um tratamento e que não chega até o Caps AD”, explicou.
A programação prevê ao menos uma ação integrada por mês em diferentes pontos da cidade até o fim de 2026. A próxima atividade está prevista para a região do bairro São Cristóvão.