Quem passa pela região da Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba, sofre com o mau cheiro e o acúmulo de lixo, em especial na estrada vicinal do Corredor dos Boiadeiros. Moradores dos bairros Jardim Bela Vista, Amoroso Costa e Uberaba 1 também denunciam o descarte irregular de resíduos nas ruas adjacentes à LMG-798. Equipe do Jornal da Manhã esteve na região na manhã desta terça-feira (4) e constatou a situação.
Situação ao redor da penitenciária de Uberaba (Foto/JC Duran)
Segundo relatos dos moradores da região, atualmente, a situação está inaceitável. O acúmulo de lixo registrado na estrada vicinal conhecida como Corredor dos Boiadeiros vem causando transtornos para as pessoas que passam pelo local. A equipe do Jornal da Manhã esteve no local e constatou o descarte irregular de lixo, além da presença de um cachorro morto, provocando um terrível mau cheiro e a presença de urubus. Esse tipo de situação pode provocar doenças que podem ser transmitidas ao homem, tais como a toxoplasmose, leptospirose, raiva, psitacose e viroses.
Moradora da rua Professor Otaviano Esselin, no Uberaba 1, relatou que o descarte irregular de lixo nas ruas adjacentes à rodovia LMG-798 sempre foi um problema, mas nos últimos tempos tem aumentado. Na região, agora está sendo registrado o descarte até mesmo de móveis velhos. Segundo relatos da moradora, não há capina e roçada na região há muito tempo e o mato alto também está causando incômodo à vizinhança.
Situação ao redor da penitenciária de Uberaba (Foto/JC Duran)
O Jornal da Manhã procurou a Prefeitura de Uberaba para esclarecer a situação relatada pelos moradores da região e questionar quais providências serão tomadas. Segundo o governo municipal, informa que há rondas constantes no local e autuações já foram lavradas àqueles identificados como responsáveis pelos lixos e entulhos descartados, mas, este ano, nenhum flagrante foi feito nesta região. Ainda, em nota, a Prefeitura ressalta que é proibido o descarte de qualquer tipo de material, resíduo e/ou lixo em áreas pública e particular. "Se o infrator for flagrado cometendo esta ação, a autuação vai de 01 a 17 UFM, chegando a quase R$6 mil. Se flagrado em veículo motorizado, além da autuação é feito à apreensão e remoção deste veículo ao pátio credenciado. Caso a população tenha registro com fotos e informações sobre o infrator do descarte irregular, este também poderá ser autuado pelo Fiscal de Posturas", informa a nota.
Ainda, quanto ao imóvel onde está acontecendo o descarte irregular, o executivo afirma que, sendo área pública, será solicitada a limpeza do local pela Secretaria responsável. No caso de terreno particular, o proprietário é autuado para que faça a limpeza e cerque a propriedade.
"É importante ressaltar que o dono do terreno tem o prazo de 30 dias para regularizar o terreno e apresentar prova junto à Prefeitura para que a autuação não seja lançada como multa. Ainda, lembra que as pessoas podem acionar a Posturas pelos telefones 0800 940 0101. É importante que o endereço do local denunciado seja o mais completo possível, com número e ponto de referência para que o proprietário possa ser identificado", finaliza a nota.
Questionada, a Codau informou que o serviço de capina e roçada será levada para a região na próxima semana, depois de um primeiro trabalho no meio de maio. Quanto às faixas da LMG-798, a autarquia se comprometeu a enviar uma equipe de fiscalização e levar as demandas para o órgão competente. Confira, na íntegra:
Situação ao redor da penitenciária de Uberaba (Foto/JC Duran)