Os aeroportos concedidos passam por avaliações e o de Uberaba, entre os assumidos pela Aena, conseguiu a melhor avaliação em todos os quesitos
Aeroporto Mário de Almeida Franco, em Uberaba, destacou-se e atingiu entre 98% e 99% em todos os parâmetros analisados pela Anac (Foto/Arquivo)
O aeroporto de Uberaba obteve 99% da nota de avaliação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), no quesito segurança. Segundo o gerente do aeroporto, Guilherme Zapola, diversos terminais concedidos ou em processo de concessão também passaram por esse procedimento. Entre os administrados pela Aena, o de Uberaba se destacou, com pontuação acima da média.
A maior pontuação foi atribuída ao critério de Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), que recebeu 99% em uma escala de 0 a 100. Em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, Guilherme destacou que o aeroporto atingiu entre 98% e 99% em todos os parâmetros analisados.
“Isso significa que estamos além do que é esperado. As avaliações da Anac são baseadas nos critérios estabelecidos pela Icao [Organização da Aviação Civil Internacional]. Há uma metodologia, com várias perguntas e testes operacionais que são avaliados. É um processo bastante demorado. Estamos há cerca de dois meses passando por essa inspeção”, explica o gerente.
Zapola ressaltou que o processo de melhorias e adaptações implementado pela administradora desde que assumiu o aeroporto, em novembro de 2023, foi fundamental. O trabalho incluiu a reativação de infraestruturas, regularização de certificações, entre outros ajustes.
“Brincamos que esses investimentos são invisíveis, pois muitas ações não são percebidas pelos passageiros. No entanto, nos bastidores, há um grande esforço coordenado para atingir o nível que o aeroporto de Uberaba possui hoje. Foram feitos investimentos em sistemas elétricos, no grupo gerador, conhecido como cabine primária, e em fonte secundária. Quem frequenta o aeroporto pode notar a grama bem cuidada, o gerenciamento da fauna e a revitalização da pintura na área de operações”, pontua.
Com essa avaliação positiva, Uberaba ganha visibilidade no mercado. Além da demanda, a segurança é um dos principais fatores considerados por investidores. “Podemos ser comparados em nível internacional, seja para companhias que queiram iniciar operações, seja para novas rotas que possam ser estabelecidas no aeroporto. As empresas aéreas avaliam os terminais ao expandirem suas rotas e ao buscarem novas bases. Ver uma nota tão alta faz brilhar os olhos das companhias”, finaliza Zapola.