Foram realizadas 33.691 ligações para agendamentos de exames e consulta (Foto/Reprodução)
Balanço referente a junho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pontua que foram realizadas 33.691 ligações para agendamentos de exames e consulta. Deste total, 32% confirmaram o comparecimento, 1,41% pediu para adiar, 1,16 % solicitou que a ligação fosse retomada em um outro momento, e 65% não atenderam pelo menos uma vez as ligações.
Pelo WhatsApp, foram enviadas 2.400 vagas. Destas 37,50% foram confirmadas, 2,5% adiadas e 60% não responderam às mensagens.
Em busca da redução de pessoas em espera na fila eletrônica, a Secretaria de Saúde adotou novos meios de agendamento com o objetivo de intensificar o contato com os pacientes que aguardam por exames ou consultas. As marcações acontecem de segunda a sábado.
De acordo com o Departamento de Gestão do Agendamento Eletrônico, de maio para junho houve redução na fila eletrônica de 81% para exames de imagem (Raio-x). Para ecocardiograma, a redução foi de 89%, enquanto para Espirometria a queda foi de 86%. Para consulta de pequena cirurgia, a redução foi de 60%.
Em relação às consultas com nefrologista, a queda foi de 71%, chegando a 25% nas consultas em pediatria hospitalar.
“Orientamos no momento da ligação ou por mensagem de texto, que se o paciente não puder comparecer à consulta ou exame, que avise com pelo menos dois dias de antecedência para que outro paciente seja acionado para essa vaga e ninguém seja prejudicado. Pedimos também que o número seja salvo na agenda para que no momento da ligação não seja identificado como Spam no aparelho celular”, alertou a chefe de Departamento de Gestão do Agendamento Eletrônico, Isabela Lacerda Rodrigues da Cunha.
Ela ainda salienta que as equipes trabalham de segunda a sábado, das 7h às 22h. “Aproveitamos também o sábado para alcançar o maior número possível de pacientes que estão na espera das consultas ou procedimentos”, completou Isabela.
O número que entra em contato para agendamento eletrônico é o 3331-2700. O contato do WhatsApp é o 3331-2781.