(Foto: Divulgação PMU)
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) entregou, nesta sexta-feira (10), 15 coletes de identificação para os agentes do Serviço Especializado em Abordagem Social, entre assistentes sociais, psicóloga e motoristas.
O Serviço de Abordagem Social busca identificar pessoas em situação de rua e garantir o acesso delas aos serviços socioassistenciais e demais políticas públicas. A equipe realiza busca ativa em locais de intensa circulação dessas pessoas, como praças, rodoviária, terminais de ônibus e semáforos, e também atende a chamados da população.
“Com o colete, fica mais fácil para a população e para a pessoa em situação de rua identificar os agentes da Abordagem Social. Também é uma forma de divulgar o trabalho e o número da Abordagem junto à comunidade para que nos acione quando necessário”, pontuou a gerente do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), Simone Alves Cavalcanti.
O cidadão pode acionar a Abordagem Social pelo (34) 9 9667-4451. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 6h a 0h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h. Em 2023, o Serviço contabilizou cerca de 2.800 atendimentos até outubro.
Atualmente, a Prefeitura de Uberaba cofinancia 206 vagas em casas de acolhimento institucional para abrigar a população em situação de rua. O encaminhamento é feito pelo Serviço Especializado em Abordagem Social.