A medida, segundo o secretário Renato Tiveron, é garantir maior competitividade e evitar concorrência direta com outras centrais de abastecimento, como Uberlândia e Ribeirão Preto
Horário de funcionamento da Central de Abastecimento do Vale do Rio Grande (Ceasa Uberaba) pode ter alteração. A medida foi anunciada pelo secretário de Agronegócio, Renato Tiveron, durante entrevista ao Pingo do J, da Rádio JM. A medida, segundo ele, faz parte de uma estratégia para fortalecer o comércio local e evitar a concorrência direta com cidades como Uberlândia e Ribeirão Preto, cujas feiras ocorrem nos mesmos dias em que as de Uberaba.
Atualmente, a Ceasa de Uberaba funciona às segundas e quintas-feiras — os mesmos dias de operação das centrais dessas cidades vizinhas, que contam com estrutura maior e maior diversidade de produtos. “Estamos concorrendo com dois adversários muito maiores que nós. Então, a primeira mudança será a data de funcionamento”, explicou Tiveron.
A proposta inicial é que o entreposto passe a abrir às segundas, quartas e sextas-feiras, mas o secretário destacou que a decisão final será construída “a várias mãos”, com produtores e comerciantes locais. Outra opção em avaliação é o funcionamento às terças e sextas-feiras.
Tiveron afirmou que a mudança busca oferecer mais oportunidades aos comerciantes de Uberaba, como donos de varejões, mercearias e supermercados, que hoje se deslocam para outras cidades em busca de maior variedade de produtos. “Se o dono do varejão vai à Ceasa Uberaba na segunda e não encontra tudo o que precisa, ele fica quase a semana inteira sem reposição, porque só teria outra chance na quinta. Isso impacta diretamente o comércio”, pontuou.
Além da alteração nos dias, a Secretaria do Agronegócio pretende estimular produtores da região a comercializar em Uberaba, aumentando o mix de produtos e o movimento da Ceasa local. “Queremos trazer quem produz itens que ainda não temos aqui. A concorrência, desde que seja leal, é saudável. Nosso objetivo é gerar comercialização, riqueza, trabalho e serviço dentro do município”, afirmou.