No total, seriam 26 novos agentes de trânsito em Uberaba, mas a inclusão deles no concurso geral da Prefeitura ainda aguarda aval da SAD
Agentes de trânsito serão prioridade em 2023, diz o secretário Alexandre Oliveira (Foto/Divulgação/PMU)
Além dos 100 novos postos a serem preenchidos na Guarda Civil Municipal (GCM) em concurso esperado ainda neste ano, a Secretaria de Defesa Social (SDS) já solicitou à administração pública a abertura de 26 vagas para agentes de trânsito. Segundo o titular da pasta, Coronel Alexandre de Oliveira, a demanda foi entregue à Secretaria de Administração (SAD), mas ainda deve ser analisada, já que a ocupação do cargo se daria junto ao concurso geral da Prefeitura de Uberaba.
Ao programa Pingo do J, da Rádio JM, Coronel Alexandre conta que a equipe atual contabiliza 24 agentes, sendo o objetivo formar um time com 50 pessoas. O pedido parte da demanda cotidiana observada no trânsito de Uberaba. Referente à GCM, são aguardados novos 100 profissionais.
"A nossa secretária Morena [Prais, titular da SAD] já está avaliando junto com a prefeita para a homologação desse número de vagas para o nosso concurso. Além disso, nós temos outros pedidos para a turma de agente de trânsito, então vai depender de todo um conjunto porque não é só um concurso específico para a Guarda, é para a Prefeitura toda", pontua o titular da SDS.
Ainda sobre o concurso da Guarda Civil Municipal, Coronel Alexandre afirma que existe a expectativa de que a nova turma seja treinada pelos guardas que já atuam na instituição. “Hoje nossos guardas já estão formados, capacitados e reconhecidos pela Polícia Federal para ministrar esse curso de capacitação. Recentemente, nós tivemos a formação de mais um grupamento de instrutores de tiro capacitados por instrutores da Guarda”, reforça.
Atualmente, a GCM conta com efetivo de 130 guardas civis municipais, entre homens e mulheres, que atenderam mais de 20 mil ocorrências somente no primeiro semestre de 2023. Foram 2.748 chamados para patrulhamento preventivo em prédios públicos, seguidos por 2.067 atendimentos em estabelecimentos municipais de saúde.