Instalação de hidrômetro agora é com a própria Codau (Foto/Divulgação/Codau)
A conta de água de um morador do bairro Jardim Alexandre Campos, em Uberaba, quase triplicou de um mês para o outro. De R$ 798,64 em junho, o cálculo foi para R$ 1.940,78 em julho, o que levantou diversas dúvidas sobre a leitura dos hidrômetros e do consumo real de água no período. Essa situação se acumula nos últimos meses, e o Jornal da Manhã procurou a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) para esclarecer como o consumidor deve agir em casos de aumento repentino na conta.
Em contato com o Jornal da Manhã, o morador do Jardim Alexandre Campos afirmou que não houve nenhuma alteração na rotina de uso da água ou registro de vazamentos. Ele declarou que a alteração no valor causou espanto, pois foi um aumento expressivo e disse que questionou a Codau, mas não concorda com a resposta fornecida pela Companhia. "Estamos pagando ar como água. Um vizinho me informou que foi ar no sistema, pois verifiquei e não tem vazamento. Disseram que não tem jeito, temos que pagar a conta", informou.
Questionada pela reportagem, a Codau afirmou que o valor da conta é compatível com o crescimento do consumo do local, apesar do número ser expressivamente maior no tempo de um mês. "O identificador informado é de um edifício, com seis economias. O aumento no valor da conta é compatível com o crescimento do consumo do local, que passou de 96m³ para 204m³. Mediante solicitação do morador, a equipe da Codau compareceu ao endereço no dia 10 de julho (segunda-feira) para uma vistoria. Ninguém recebeu os técnicos para a vistoria. No entanto, verificou-se que a leitura no hidrômetro está correta. Desta forma, a Companhia orienta que o reclamante verifique com os demais moradores do prédio para identificação de algum problema que possa estar ocasionando o aumento do consumo, como, por exemplo, vazamentos ou uso de água sem controle", informou, em nota.
Conforme a autarquia, um dos principais motivos para o aumento repentino na conta de água são os vazamentos ocultos nas instalações internas do imóvel. Quando o usuário é notificado na fatura com um consumo atípico, é recomendado verificar se há vazamentos ocultos. "Em caso de vazamento ou para esclarecer outras dúvidas, o consumidor deve entrar em contato com a Codau pelo número 115. Serão fornecidos os encaminhamentos do que fazer, Ordens de Serviço serão abertas e vistorias programadas", esclareceu.
A Codau se pronunciou sobre a possibilidade de o registro contabilizar ar como água. "Se as torneiras e registros estiverem fechados, não é ar que está entrando no hidrômetro e sim o registro de água, o que é um sinal de vazamento interno. Quando o problema é interno, o morador deve chamar um profissional de sua confiança para localizar o vazamento", finalizou a Companhia.