A Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas) alerta para a situação grave de seca em Uberaba, com mais de 130 dias sem chuva. Neste sábado (24), o gasto de água foi quase 60% maior do que a média do mês de maio, quando a seca já estava instalada no município.
A Codau reitera a urgência de redução do consumo de imediato, mesmo diante do cenário dramático das queimadas na região, com a chegada da fuligem na cidade. O uso de mangueira e inclusive de baldes deve ser descartado neste momento. A orientação é para utilizar soluções sem gasto excessivo de água.
Os indicadores de consumo, vazão do rio Uberaba e níveis de reservação definiram as seguintes medidas para este domingo dia 25 de agosto, previstas no plano de Contingenciamento do Abastecimento de Água para esta seca:
FECHAMENTO TOTAL PROLONGADO DE TODOS OS RESERVATÓRIOS
Horário: das 21h de domingo às 9h de segunda-feira.
A Codau orienta que qualquer desperdício deve ser evitado, em especial neste domingo, para que a seca não cause maiores transtornos. O horário estendido até às 9h da manhã de segunda-feira será adotado para adiar ao máximo a necessidade de fechamento emergencial dos reservatórios, que poderão ocorrer ainda neste domingo, caso o consumo exagerado de ontem (sábado) se repita ao longo do deste domingo (25).
Hoje será preciso medidas ainda mais extremas de uso racional da água: