DIVERSIDADE

Alunos da rede municipal recebem tribo indígena em programa para valorizar a ancestralidade

Publicado em 03/04/2024 às 18:30
Compartilhar

Com o objetivo de explorar a temática dos povos originários, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove o projeto "Revisitando, respeitando e valorizando nossas ancestralidades". No fechamento da iniciativa, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes receberão a tribo indígena Pataxó, com diversas atividades e roda de conversa, nesta sexta-feira (5).

O projeto propõe um mergulho na cultura, tradição e história dos povos originários, buscando resgatar suas contribuições para a formação da identidade nacional, na busca por promover uma educação mais inclusiva e consciente da diversidade cultural.

Uma das vertentes do projeto, de autoria da professora Lindea Pereira Ramos, envolve atividades práticas, como a confecção de instrumentos musicais e tinturas artesanais, proporcionando aos alunos uma experiência sensorial e criativa para entender melhor a cultura indígena. Além disso, são promovidas palestras e leituras de obras que abordam a temática.

No programa já houve palestra do professor pós-doutor Robert Mori, intitulada "Os caiapós do sul no Sertão da Farinha Podre".

"O projeto visa valorizar as etnias indígena e negra, fundamentais para a construção da identidade nacional, por meio do resgate e reconhecimento de suas contribuições, além de fortalecer a autovalorização das crianças, proporcionando melhores condições de aprendizagem, com foco na igualdade racial. A ideia também é estimular a leitura, a produção textual e a reflexão sobre direitos e deveres, promovendo uma visão crítica e consciente dos alunos sobre a diversidade étnica", esclareceu a chefe do Departamento de Arte e Cultura, Júlia de Oliveira Gontijo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por