A 1ª edição do Ideathon UbyAgro & ABCZ contou com o desafio de desenvolver um programa de baixo carbono para a UbyAgro
Dois grupos de alunos da Universidade do Agro se destacaram na 1ª edição do Ideathon UbyAgro & ABCZ, alcançando o primeiro e o segundo lugar. O desafio foi desenvolver um programa de baixo carbono, com o objetivo de criar soluções que rastreiem, meçam e reduzam emissões de gases de efeito estufa. O evento, que aconteceu entre os dias 08 e 10 de novembro em Uberaba, foi uma oportunidade única para inovar frente às crescentes exigências ambientais do agronegócio.
Os projetos "Sistema Mazzaropi/Certificação UbyCMC" e "Impulso Verde” reúne alunos dos cursos de Administração, Gestão do Agronegócio e Engenharia de Produção, além de profissionais já inseridos no mercado de Agronomia, Arquitetura, Engenheira de Computação e Engenharia Ambiental.
“A equipe desenvolveu uma plataforma para a UbyAgro que permite a medição da pegada de carbono de todos os processos da empresa e um planejamento de cinco anos para alcançar uma gestão sustentável. O projeto detalha ações específicas anuais, começando pela unidade Vitales e expandindo para as demais. O diferencial foi a inclusão da tecnologia blockchain, para armazenar dados e garantir a rastreabilidade, além de um "playbook" impresso, pouco comum em hackathons, que detalha as etapas da implementação. A estrutura organizacional do grupo foi crucial para o sucesso: cada integrante teve tarefas específicas, como pesquisas, desenvolvimento do pitch e métricas, garantindo uma entrega sólida. A experiência foi enriquecedora para todos, proporcionando uma imersão no processo de criação e integração. A equipe segue entusiasmada para o próximo Bootcamp do Sebrae, com planos de apresentar o projeto à diretoria da Ubyagro e transformá-lo em uma solução prática – e talvez até em uma empresa vinculada”, comemora o aluno de Administração e integrante do grupo Mazzaropi, Pedro Mariano.
O "Impulso Verde" é uma proposta de programa integrado de rastreabilidade e monitoramento de emissões de carbono para todo o grupo Ubyagro. A iniciativa visa apoiar a empresa na obtenção das certificações ambientais exigidas pelo mercado, promovendo uma caminhada sustentável e alinhada às melhores práticas ambientais. "Percebemos que a empresa já adota práticas sustentáveis e quer transformar isso em vantagem competitiva. Propusemos, então, um programa em três fases: monitoramento de emissões de carbono para garantir maior precisão dos dados nos principais escopos do protocolo GHG; gamificação com metas e recompensas em todos os setores; e governança corporativa, com a criação de um comitê de sustentabilidade. O grande desafio foi estruturar essa solução de forma simples e de baixo custo. O Ideathon é um evento fantástico que exige dos participantes o uso das soft e hard skills mais solicitadas pelo mercado como comunicação assertiva, trabalho em equipe, gestão de tempo e de projeto e várias outras. Se você já possui essas habilidades, é uma ótima oportunidade para você aprimorá-las. Se você ainda não possui, é uma ótima oportunidade de desenvolve-las e se preparar para o mercado. O próximo passo agora é levar nossa ideia para um Bootcamp do SEBRAE, que faz parte da premiação do evento onde seremos mentorados sobre a melhor maneira de levá-la adiante. Já a segunda vez que participamos desse evento e temos a honra de ficar em segundo lugar no pódio, então sim, pretendemos participar novamente em busca do primeiro lugar”, avalia o aluno do curso de Gestão do Agronegócio e integrante da equipe BIOGROW, Luiz Guilherme.
Para a coordenadora operacional de polo da Universidade do Agro, Débora Costa Pinheiro, quem visitou o MOON HUB se deparou com um espaço dinâmico, onde estudantes e profissionais de diversas áreas se reuniram para conhecer os desafios reais apresentados pela UbyAgro e ABCZ. “Essa iniciativa proporcionou um ambiente fértil para o desenvolvimento de soluções inovadoras, incentivando a colaboração e o protagonismo juvenil premissas essas da Universidade do Agro, na busca por respostas a desafios contemporâneos. Com foco na transformação social, o projeto visa inspirar novas gerações a construir um futuro mais inclusivo, sustentável e equitativo. Durante o Ideathon, os participantes exploraram habilidades de resolução prática de problemas, apoiados por uma equipe de mentores, em diversas etapas: introdução ao evento, análise dos desafios, geração de ideias e desenvolvimento das soluções, interação com mentores e, finalmente, apresentação dos pitches”, pontua Débora.
“O Ideathon foi um evento promovido pela UbyAgro e ABCZ, no qual foram lançados dois desafios: um voltado ao mercado de carbono, proposto pela UbyAgro, e outro focado em ciência de dados, pela ABCZ. O evento, com forte foco em inovação, foi uma excelente oportunidade para incentivar nossos alunos a participar, enriquecendo o processo formativo. Ao se envolverem, eles desenvolvem novas habilidades, aprimoram conhecimentos, exercitam oratória, trabalham em equipe e treinam na resolução de problemas. Além disso, os alunos tiveram a chance de ampliar seu networking e demonstrar seu potencial perante empresas de grande relevância, como a UbyAgro e a ABCZ. Foi incrível poder acompanha-los durante o evento”, finaliza a Engenheira Agrônoma e professora da Universidade do Agro, Harielly Marques.
1° lugar: Sistema Mazzaropi/Certificação UbyCMC
Adrian Alexandre – aluno do curso de Engenharia de Produção - Uniube
Fernando Couto - aluno do curso de Gestão do Agronegócio - Universidade do Agro
Pedro Mariano – aluno do curso de Administração - Uniube
Pedro Ribeiro - aluno do curso de Gestão do Agronegócio - Universidade do Agro
Vitor Passos – Arquiteto pela Uniube e gestor de tráfego da V4 Company
2° lugar: Impulso Verde
Ana Letícia - Engenheira Ambiental (Graduada pela Uniube e Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UFTM)
Guilherme Felix - Engenheiro da Computação (Graduado pelo IFTM)
Jeferson Carlos - Engenheiro Agrônomo (Graduado pelo IFTM e Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Lavras)
José Mário - Engenheiro da Computação (Graduado pelo IFTM)
Luiz Guilherme - aluno do curso de Gestão do Agronegócio - Universidade do Agro
Raquel Rocha - aluna do curso de Gestão do Agronegócio - Universidade do Agro