Manifestação da comunidade LGBTQIAP+ em São Paulo (Agência Brasil)
Depois de muitas idas e vindas, o ambulatório trans deve ser inaugurado ainda no primeiro semestre de 2023, segundo a coordenadora de Políticas LGBT+ de Uberaba, Lucimira Reis. Ela explica que a equipe técnica já está formada e aguarda somente a definição do espaço físico.
Em entrevista ao JM News 1ª Edição, na Rádio JM, a responsável pela Coordenadoria de Políticas LGBT+, da Fundação Cultural de Uberaba, explica que o ambulatório deve ser inaugurado antes de março. “Nós já estamos com a equipe técnica, prontinha, montada. Nós tínhamos um espaço físico, que seria na avenida Orlando Rodrigues da Cunha, para ser inaugurado agora no dia 20, mas infelizmente não foi possível lá”, conta.
Lucimira esclarece que, a coordenadoria achou necessário ter um espaço físico exclusivo para o atendimento às pessoas trans, para evitar qualquer tipo de constrangimento. Dessa forma, é aguardada a definição do local escolhido para acolhimento especializado do público.
Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estão sendo estudados três locais, avaliando a viabilidade de cada um. Um deles está localizado no centro da cidade, próximo à praça Comendador Quintino. “Acho que seria melhor se fosse na região central, que fica perto de restaurante,e lanchonetes, ponto de ônibus… Além de fazer a integração do LGBT, principalmente dos trans e das trans”, pontua.
Enquanto aguarda a definição, já estão sendo realizados serviços de acolhimento e encaminhamento psicológico. “Já estamos fazendo o acolhimento inicial para o ambulatório, já está encaminhando a demanda para o atendimento psicológico, ver em que etapa que aquela pessoa está, porque tem gente que já fez o uso de hormônio, outras não”, indica Lucimira.
A unidade de saúde oferecerá atendimento especializado para pessoas transgêneros de Uberaba. Ainda sem definição das especialidades, é previsto que o espaço foque nas pessoas que estão passando pelo processo transexualizador.