Estudos de viabilidade de possível relicitação, dividida em lotes, já estão sendo entregues ao Ministério dos Transportes, diante de impasse com a atual concessionária
Em Uberaba está localizado o maior terminal da VLI e é parte fundamental do corredor Centro Sudeste da FCA, uma das principais rotas de escoamento das exportações do agronegócio brasileiro (Foto/Reprodução)
O jornal Diário do Comércio, de Belo Horizonte, destacou que o governo federal poderá fazer uma relicitação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), dividida em trechos, caso não chegue a acordo para a renovação antecipada da concessão com a atual administradora da malha ferroviária, a VLI Logística, revelou o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio.
Conforme o Diário do Comércio, a opção seria uma nova licitação da FCA, com divisão de trechos que seriam levados a leilão em busca de outros interessados. Nesta semana, a agência Infra S.A. começou a entregar ao Ministério dos Transportes os estudos de viabilidade de uma possível relicitação dos trechos da ferrovia por lotes. O diretor da ANTT afirmou que os estudos serão comparados na mesa de negociações com a proposta que a VLI apresentar e que a decisão será tomada em breve.
A Ferrovia Centro-Atlântica é a maior linha férrea em extensão do Brasil, com 7,2 mil quilômetros ao longo de sete estados e o Distrito Federal (DF). Além de Minas Gerais, a FCA passa pela Bahia, por Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A ferrovia é responsável por cerca de 65,3% das 61,2 milhões de toneladas de cargas transportadas pela VLI em todas as suas ferrovias.
Em Minas Gerais, estado onde a maior parte das cargas da FCA são transportadas, a estimativa da companhia de logística é que, caso a renovação antecipada da concessão aconteça, o volume transportado aumente 32% ao longo do novo ciclo – a capacidade dos trilhos mineiros da Ferrovia Centro-Atlântica sairia das atuais 35,8 milhões de toneladas para 47,3 milhões de toneladas.
Em Uberaba está localizado o maior terminal da VLI e é parte fundamental do corredor Centro Sudeste, uma das principais rotas de escoamento das exportações do agronegócio brasileiro.
Atualmente, o terminal é responsável pelo transporte e armazenagem de grãos e pela movimentação de açúcar, caracterizando-se como um dos maiores e mais modernos terminais de carga da América Latina.
O Terminal Integrador Uberaba (TIUB) faz conexão com a Ferrovia Centro-Atlântica pelo corredor Centro Sudeste, sendo integrado com o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), em Santos (SP), e também com outros terminais de clientes na Baixada Santista.