Doses com validade até 31 de julho poderão ser aplicadas, preferencialmente, em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos e não apenas de 10 a 14 anos (Foto/Reprodução)
Ativista do Sistema Único de Saúde (SUS), Jurandir Ferreira, divulgou que, em Uberaba, foram aplicadas 2.501 doses de vacinas contra a dengue, desde 8 de abril, quando a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a operação de vacinação. O município registrou este ano 17.623 casos prováveis de dengue, com 1.362 confirmados.
Recentemente, o Ministério da Saúde (MS) ampliou o público-alvo da vacinação contra a dengue para evitar perdas de estoques de vacinas que estão próximas do vencimento. Doses com validade até 31 de julho poderão ser aplicadas, preferencialmente, em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos e não apenas de 10 a 14 anos.
Em nota técnica, a pasta orienta que estados com municípios que ainda não foram contemplados com a vacina da dengue realizem, preferencialmente, o remanejamento das doses com vencimento próximo para essas localidades. Já nos estados onde todos os municípios foram contemplados, as doses poderão ser aplicadas na faixa etária de 6 a 16 anos.
No documento, o MS destaca ainda que, em casos onde os dois procedimentos forem comprovadamente insuficientes para esgotar as doses próximas do vencimento, a critério dos gestores municipais, a vacinação contra a dengue poderá ser estendida a pessoas de 4 a 59 anos, limite etário especificado na bula do imunizante Qdenga.