Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) alcançou nesta semana 188 quilômetros de vias recapeadas. Conforme previsto pela pasta, o trabalho das equipes tem sofrido um delay devido ao início do período chuvoso. Dessa forma, já foram alcançados 62,6% do objetivo, que são 300 km.
Segundo o titular da pasta, Antônio de Sousa Filho, os trabalhos estão sendo realizados nos bairros Gameleira, Parque São Geraldo e Manoel Mendes, além da avenida Guilherme Ferreira. No entanto, as obras precisaram serem desaceleradas devido às chuvas constantes do período sazonal. Até o momento, mais de 400 vias foram contempladas.
Em entrevistas posteriores ao Jornal da Manhã, o secretário-adjunto de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini, explicou que quando há chuva as equipes aguardam que o asfalto seque e o tempo se estabilizasse para a continuidade dos trabalhos. Ele alerta que, com a instabilidade do tempo, o processo pode ser interrompido a qualquer momento. Nestes casos, as equipes ficaram mobilizadas, aguardando o clima se estabilizar, para retomarem o serviço. “Parou de chover, começa, porque é uma estrutura muito pesada para você desmobilizar”, aponta.
Ainda segundo Antônio de Souza, mesmo com o advento do “mau-tempo” a pasta conta com um cronograma físico e a empresa vai se estruturando para cumprir esse cronograma. “A Terraza começou muito lenta porque começou usina aqui, tem a parte documental, instalação de laboratório, enfim. Mas, hoje, ela está com quatro equipes. Então, ela está avançando e com uma perspectiva muito boa de antecipar a entrega em relação ao cronograma físico”, afirma.
Já a segunda empresa, Santo Pio, passou por um reajuste de 24,96% de acréscimo no contrato para dar continuidade aos trabalhos, representando um importe de R$ 7.873.515,32.