ABASTECIMENTO

Após 71 dias, Codau encerra aplicação do Plano de Contingenciamento da Seca

Publicado em 30/10/2024 às 10:32Atualizado em 31/10/2024 às 08:10
Compartilhar

Com início da estação chuvosa, a Codau encerrou nesta quarta-feira (30) a aplicação do Plano de Contingenciamento da Seca. Em nota, a autarquia informou que os reservatórios estão abertos há 10 dias e o rio Uberaba já está abastecendo a cidade sem o apoio do sistema de transposição do rio Claro.

O plano de contingenciamento foi adotado desde o dia 21 de agosto para fazer frente e mitigar impactos da escassez hídrica, causados pela estiagem prolongada no município. “Tivemos, ao todo, 71 dias do plano em vigor, sendo 14 dias com os reservatórios fechados por sete horas e meia. Outros 33 dias com todos fechados por 12 horas e, por fim, mantivemos todos abertos por 24 dias, alternadamente. O plano deu respostas com eficiência para a cidade”, informou o presidente da Codau, Rui Ramos.

A recuperação de vazão do rio Uberaba proporcionada pelas chuvas já ultrapassa os 5 mil litros/segundo, dando a segurança necessária para o sistema de abastecimento de água. O acumulado de chuvas do mês de outubro foi de 250,20mm (Inmet) e propiciou o atual restabelecimento do manancial.  Já a vazão média do rio Uberaba foi de 1,2 mil litros/segundo no mês de outubro. Ainda assim, por enquanto, os motores do rio Claro não serão desmontados. 

O plano está desmobilizado, mas a Codau ressaltou que dois fatores devem ser observados para que a vazão do rio Uberaba se estabilize em escala segura e satisfatória para garantir o abastecimento público sem intercorrências: a recarga dos lençóis freáticos do rio Uberaba e afluentes, assim como um período chuvoso longo.

Segundo a professora de Hidrologia e Climatologia da UFTM, Patrícia Diniz, há um perfil de chuva que beneficia a recarga dos aquíferos de agora em diante. “A partir do segundo ou terceiro mês de chuvas significativas, algo acima de 70mm mensais, sendo bem distribuídas e leves durante todo o período, teremos a recarga ideal do lençol freático do rio Uberaba. Se forem chuvas fortes e concentradas, vai acontecer como no passado, não haverá mudança significativa nas águas subterrâneas e, consequentemente, na vazão do rio Uberaba”, finalizou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por