REUNIÃO

Após perda dos voos da Gol, Sedec busca retomada da Latam no Aeroporto de Uberaba

Dandara Aveiro
Publicado em 08/04/2025 às 15:12
Compartilhar
A movimentação para atrair a Latam se intensificou depois que a Gol anunciou, oficialmente, a retirada de seus voos de Uberaba, a partir do mês de julho (Foto/Reprodução)

A movimentação para atrair a Latam se intensificou depois que a Gol anunciou, oficialmente, a retirada de seus voos de Uberaba, a partir do mês de julho (Foto/Reprodução)

Após o anúncio da suspensão das operações da Gol Linhas Aéreas no Aeroporto Mário de Almeida Franco, Uberaba agora volta sua atenção para uma possível articulação com a Latam Airlines Brasil. Em entrevista à Rádio JM, o chefe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Celso Neto, confirmou que a administração municipal já solicitou uma reunião com a companhia, prevista para acontecer ainda este mês.  

Desde março, circulam rumores de que a Latam estaria negociando um novo voo entre Uberlândia e Brasília, com possibilidade de estender a rota até Uberaba. Nos bastidores, cresceu a expectativa de que a companhia possa não apenas suprir a demanda deixada pela Gol, mas também absorver parte dos funcionários que devem ser desligados com o encerramento das operações, em junho. A informação foi divulgada em primeira mão pela coluna Alternativa

Em contato com o Jornal da Manhã, a Latam afirmou que estuda oportunidades de ampliar sua malha aérea, mas não confirmou sobre uma possível vinda para Uberaba. No entanto, Celso Neto informou que uma reunião com representantes da companhia foi solicitada e deve acontecer ainda em abril. “Nosso trabalho é vender a cidade de Uberaba, mostrar os dados substanciais e usar o bom exemplo da Azul como vitrine”, disse o secretário ao programa Pingo do J. Segundo ele, a gestão municipal vem atuando intensamente para manter e ampliar a conectividade aérea da cidade, considerada estratégica para o desenvolvimento econômico e turístico. 

A movimentação para atrair a Latam se intensificou depois que a Gol anunciou, oficialmente, a retirada de seus voos de Uberaba, a partir do mês de julho. A decisão causou estranheza, uma vez que a cidade apresenta taxas de ocupação de voos superiores a outras praças mantidas pela companhia em Minas Gerais. Ainda assim, Uberaba foi a única cidade mineira excluída da malha aérea da Gol até o momento. 

O secretário da Sedec revelou que, desde o início do ano, a Prefeitura de Uberaba já tinha conhecimento da possibilidade de saída da companhia. “Assim que assumi a secretaria, fui informado sobre a intenção da Gol de reduzir operações no interior de Minas. Me movimentei, propus alternativas como a instalação da Gol Logística em Uberaba, oferecemos incentivos, mostramos dados e buscamos apoio estadual. Infelizmente, a decisão da companhia parece ter mais relação com disputas tributárias junto ao Governo do Estado”, explicou o representante da pasta. 

Apesar do esforço local, a Gol Linha Aéreas manteve sua posição, com alegações ligadas à alta carga tributária do ICMS sobre o combustível de aviação. Uberaba, que até então era atendida com voos para o aeroporto de Congonhas (SP), dependerá dos aeroportos de Uberlândia e Ribeirão Preto. Contudo, reunião entre o secretário Celso Neto e a prefeita Elisa Araújo, nesta semana, podem mudar os rumos dessa decisão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por