Os veículos passaram pela chamada limpeza ecológica, com balde e pano, para atender a Justiça Eleitoral em Uberaba neste domingo
Após questionamentos de ouvintes da Rádio JM, a Prefeitura de Uberaba justificou a presença de carros limpos em meio à crise hídrica. De acordo com o Executivo, foi realizada uma "limpeza ecológica" nos automóveis, que foram disponibilizados para a Justiça Eleitoral neste domingo (6).
A dúvida foi levantada pela ouvinte Bruna Barbosa, durante o programa JM News 1ª Edição, da Rádio JM, nesta terça-feira (8): "Perguntar não ofende: a maioria dos carros da Prefeitura estão limpinhos, onde eles estão lavando os carros?".
Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba informou que foram feitas "limpezas ecológicas" — com pano e balde — para atender a demanda da Justiça Eleitoral. A limpeza foi realizada na própria Prefeitura. "Ao todo, no último fim de semana, foram cedidos 80 veículos para a Justiça Eleitoral. A SAD salienta que não houve lavagem dos veículos no período. A limpeza ecológica foi orientada pela administração para atender a Justiça Eleitoral", afirma a nota.
O questionamento surge em um contexto de seca extrema no município, que já enfrenta cerca de seis meses sem precipitações. Os rios Uberaba e Claro estão em situação crítica quanto à vazão. O Plano de Contingenciamento de Seca entrou em operação há mais de um mês, com o objetivo de auxiliar na recuperação dos níveis de reservação. A Codau tem solicitado à população que economize água.
"A Codau reforça o alerta de que cada família deve priorizar as reservas de sua caixa d'água para as tarefas essenciais da casa. A caixa deve ter capacidade para atender o imóvel por um período de 24 horas. O recomendado é de 1.000 litros para uma família de até 5 pessoas", informou a autarquia na manhã desta quarta-feira.