RELIGIOSO

Após sete anos, Igreja Católica retoma celebração unificada do Corpus Christi

Tito Teixeira
Publicado em 06/05/2024 às 21:13
Compartilhar

Após sete anos, a Cúria Metropolitana de Uberaba fará a celebração de Corpus Christi, de forma unificada. A celebração está programada para o Ginásio do Colégio Marista Diocesano, no próximo dia 30.

De acordo com o Arcebispo Metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, em 2017 estava programada uma celebração única, mas em função da greve dos caminhoneiros, ocorrida naquele ano, que gerou crise no abastecimento de combustíveis, e depois a vinda da pandemia, então, as missas eram realizadas em cada paróquia. Em 2023, a assembleia arquidiocesana decidiu por um único evento.

“Foi decidido que em cada cidade que tem mais de uma paróquia a celebração fosse realizada de forma única, o que nos remonta a um sentido de unidade. Aqui, em Uberaba, são 34 paróquias, então vamos realizar no ginásio do Colégio Marista Diocesano esta celebração”, explicou Dom Paulo.

A concentração dos fiéis está marcada para começar às 14h30. A partir das 15h, terá a entrada dos coroinhas e acólitos, Ministros da Comunhão e oração do terço da Divina Misericórdia. Já às 15h40, acontecerá a entrada da imagem de Nossa Senhora da Abadia e sua consagração. A missa terá início às 16 horas.

Após a celebração, haverá uma procissão em torno da praça Dom Eduardo, com a bênção solene de Dom Paulo Mendes Peixoto, na entrada da Cúria Metropolitana.

O coordenador da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Uberaba, padre Fabiano Roberto Silva, destacou que são esperados mais de 600 Ministros da Comunhão de todas as paróquias de Uberaba.

“Diferente de anos anteriores, o Colégio Marista Diocesano fará um tapete eucarístico dentro do próprio ginásio, para manter o costume do tapete para a passagem de Jesus, que é o centro desse Dia de Corpus Christi. E, neste dia, vamos acolher todos os ministros que nos auxiliam nas paróquias, hospitais, de casa em casa, de todos os setores. Somos agradecidos pelo tempo doado em favor de Jesus na eucaristia”, destacou padre Fabiano.

Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui, no Brasil, a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No Dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.

Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.

Detalhes da celebração foram divulgadas ontem durante entrevista coletiva à imprensa na sede da Cúria Metropolitana (Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por