Fachada da Feti, em Uberaba, na rua Major Eustáquio (Foto/Jairo Chagas)
A Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (FETI) recebeu, entre os dias 13 e 17, a equipe da Seção de Educação no Trânsito de Uberaba, para atividade com aprendizes da instituição.
A ação teve o propósito de mobilizar jovens para que sejam agentes multiplicadores da boa convivência no trânsito. A equipe de trabalho trouxe a reflexão, por meio de palestra e dinâmicas, de que as escolhas conscientes contribuem para um trânsito mais seguro.
A primeira parte da atividade foi um momento de conscientização e aprendizado. Foi apresentado que, em 2021, o Brasil gastou mais de R$ 12 bilhões com acidentes de trânsito, custos gerados com atendimento a feridos, reabilitação de mutilados, licenças de saúde e consertos de veículos envolvidos. Além disso, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), acidentes de trânsito são a maior causa de morte de pessoas de 5 a 29 anos no mundo, ou seja, jovens.
Depois, os aprendizes foram separados em grupos para elaborarem uma breve apresentação teatral, uma situação-problema que é rotineira no trânsito, como acidentes causados por negligência do motorista, uso de celular, falta do uso de cinto de segurança, entre outros.
Nesta sexta (17), a atividade também contou com a participação dos aprendizes de Delta, que estiveram em Uberaba para passar a manhã na sede da FETI.
“Em maio, teremos outro momento com os jovens da Fundação. Eles vão trabalhar conosco uma prática de abordagem do cidadão na rua. Este ano, estamos trabalhando o tema ‘No trânsito, escolha a vida’. Para escolher a vida e a integridade, precisamos estar sensibilizados do valor que tem a nossa vida”, concluiu a chefe da Seção de Educação no Trânsito de Uberaba, Dalci Borges.