Uberaba está entre as 100 cidades que aderiram ao ato em homenagem à artista Julieta Hernández, de 38 anos, que foi assassinada no Amazonas após ser agredida e estuprada (Foto/Reprodução)
Uberaba está entre as 100 cidades que aderiram ao ato em homenagem à artista Julieta Hernández, de 38 anos, que foi assassinada no Amazonas após ser agredida e estuprada. A equipe Setorial de Teatro e Circo da Fundação Cultural de Uberaba (FCU) é quem organiza a homenagem e convida toda a comunidade uberabense a participar.
O ato está marcado para acontecer às 17h da sexta-feira (12), na Praça Rui Barbosa. No local, ocorrerão diversas expressões artísticas em homenagem a Julieta, como música, pintura e leitura de poema. Da praça, os manifestantes devem seguir para o Centro Cultural Sesiminas Uberaba.
“Nosso ato, junto com outras vozes espalhadas por toda a América Latina e países europeus, é contra o feminicídio sofrido por Julieta, que teve sua vida interrompida enquanto pedalava de volta para casa e em solidariedade aos amigos e familiares da artista. É um espaço de acolhimento e fortalecimento para todas as mulheres e, também, um momento de honrar essa artista que ousou e não teve medo de concretizar seus sonhos. A comunidade artística de Uberaba se une por Julieta e por todas nós! Parem de nos matar!”, afirma nota emitida pela equipe.
Nas redes sociais, Julieta se definia como migrante nômade, palhaça e cicloviajante. A venezuelana estava no Brasil há 8 anos e pedalava pelo país fazendo apresentações circenses. Ela viajava de volta ao seu país de origem de bicicleta, com o objetivo de rever a mãe.
O trajeto passava pelo Amazonas, onde foi assassinada. A artista estava desaparecida desde o dia 23 de dezembro do ano passado, quando fez seu último contato com a família, por volta de meia-noite e meia, quando ela teria dito que iria pernoitar em Presidente Figueiredo e seguiria para Rorainópolis, em Roraima.
Julieta foi velada na capital amazonense na quarta-feira (10), e seu corpo foi levado para a Venezuela nesta quinta-feira (11).