APÓS AÇÃO DO MPF

Atendimentos de cardiologia são agendados no Ambulatório Maria da Glória, esclarece HC

Marconi Lima
Publicado em 04/04/2025 às 19:40
Compartilhar

Os atendimentos de cardiologia são agendados e regulados via Primeira Consulta por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Foto/Reprodução)

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM) esclareceu que, para prestar todos os atendimentos, também em outras especialidades, atua com base no contrato firmado junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), órgão responsável por gerenciar a oferta de atendimento da região.

Conforme o pactuado, os atendimentos de cardiologia são agendados no Ambulatório Maria da Glória do HC-UFTM, regulados via Primeira Consulta por intermédio da Secretaria de Saúde do município. Esse procedimento, explica Luciana, refere-se ao primeiro contato do paciente com determinada especialidade para uma espécie de triagem no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo marcado exclusivamente pelo gestor de saúde municipal, que encaminha mensalmente os dados dos cidadãos para prosseguimento, conforme necessidade dos tratamentos no hospital universitário da UFTM. 

Além disso, outras modalidades de atendimento no HC-UFTM englobam os retornos para pacientes em acompanhamento e que necessitam de assistência periódica – solicitados pela equipe médica –, e as interconsultas, que consistem no atendimento demandado após a consulta com outra especialidade do HC que entende pela necessidade de avaliação complementar para dar continuidade ao tratamento e diagnóstico.

“Já o pós-alta é o encontro após a alta hospitalar ou intervenção cirúrgica da mesma especialidade. Sejam essas internações de urgências ou emergências, reguladas pelo Complexo Regulador da Secretaria Municipal de Saúde, ou eletivas, solicitadas pelo HC-UFTM e autorizadas pelo Complexo Regulador/SMS”, explicou Luciana. 

A superintendente ressalta que todos os procedimentos realizados na Unidade do Sistema Cardiovascular em regime eletivo ou primeira consulta de alta complexidade em cardiologia são previamente autorizados pelas estruturas de regulação do município de Uberaba. “Consequentemente, não há qualquer prática de atendimento ‘à margem’ ou fora das diretrizes estabelecidas”, diz. “O HC-UFTM mantém um estreito relacionamento com as entidades competentes, como a SMS e Complexo Regulador Municipal, para assegurar a adequada regulação dos atendimentos”, acrescenta. 

A lista de todos os pacientes agendados é publicada no site HC-UFTM mensalmente. 

Ainda conforme a direção do HC, esse sistema também é aplicado para todas as outras especialidades, conforme as diretrizes pactuadas com a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba. A direção garante que não existem filas paralelas e os atendimentos seguem o que foi regulado via Primeira Consulta pela Secretaria de Saúde, retornos, interconsultas e o pós-alta. 

A unidade é monitorada trimestralmente, conforme estabelecido no Termo de Convênio, e vem cumprindo o acordado. “Em 2023, cumprimos 106,60% da meta do contrato; em 2024, alcançamos 117,05%”, diz a chefe de contratualização do Hospital de Clínicas. Ela reforça que o documento possui escopo anual de 250.040 consultas e que, em 2024, foram realizadas, no total, 372.398, 48% a mais do que no contrato. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por