Desde o início da pandemia foram registrados 122.147 casos em Uberaba (Foto/Ilustrativa)
Ativista do Sistema Único de Saúde (SUS), em Uberaba, Jurandir Ferreira, divulgou que até o dia 21 deste mês, na Rede Pública Municipal de Saúde, 3.642 pessoas foram diagnosticadas com Síndrome Gripal. A Taxa de Ocupação de Leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) está na faixa de 80% e picos de 90%.
Sobre a ocupação dos leitos, Jurandir ressalta que os Boletins não esclarecem quantos são pacientes com Covid-19. No dia 20, foi registrado um óbito. Desde o início da pandemia foram registrados 122.147 casos em Uberaba, com 1.643 óbitos. Nos primeiros 20 dias do mês, foram registradas 693 contaminações por Covid-19 (Rede Pública: 639; Rede Privada: 54).
A Taxa de Incidência de Covid por 100 mil habitantes em Uberaba é de 35.896,3. Já a Taxa de Mortalidade por 100 mil habitantes é de 482,8. E a Taxa de Letalidade é de 1,345%.
Vacina. Um pedido de Autorização de Uso Emergencial para a versão da vacina bivalente contra a Covid-19, desenvolvida pelo laboratório farmacêutico Moderna e comercializada pela Adium, foi apresentado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo a Anvisa, a vacina bivalente contém uma mistura de cepas do vírus SARS-Cov-2 e promete conferir maior proteção à variante Ômicron, quando comparada com vacinas monovalentes. Por sua transmissibilidade, observa a agência, a variante Ômicron causa preocupação às autoridades sanitárias do país.
A Adium havia apresentado o pedido de registro da vacina, em janeiro. “Este pedido se encontra em análise pela equipe técnica da Anvisa. Porém, a empresa decidiu protocolar a Autorização de Uso Emergencial, paralelamente ao pedido do registro, de acordo com a manifestação favorável do Ministério da Saúde.