O empreendimento deverá entrar no rol dos maiores investimentos de Uberaba
Com foco na construção da primeira fábrica de fertilizantes nitrogenados verdes do Hemisfério Sul, a empresa Atlas Agro promoveu visita técnica em Uberaba (MG), nesta terça-feira (5). Sendo o maior investimento da história do Município, além dos fertilizantes nitrogenados verdes, a fábrica também irá produzir hidrogênio verde e amônia verde.
A programação teve início no Centro de Inovação/Moon Hub, onde empresários e executivos estrangeiros puderam conhecer um pouco mais sobre o projeto. Na sequência, o grupo seguiu para o Distrito Industrial III, para a área onde a fábrica será instalada. A agenda de abertura contou com a presença da prefeita Elisa Araújo e do secretário interino de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) e presidente da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), Rui Ramos.
A prefeita Elisa destacou o potencial de Uberaba e celebrou o avanço do projeto da fábrica de fertilizantes verdes. “Nossos resultados mostram a confiança que o empresariado tem no nosso trabalho. A atração de investimentos é um dos pontos mais bem avaliados da nossa gestão, estamos ranqueados entre os primeiros municípios na geração de emprego e renda do Estado e isso é tradução de um trabalho sério”, afirmou.
Rui Ramos realçou a importância e grandiosidade do projeto para o Município, Minas Gerais e para o País. “Este investimento de quase R$ 5 bilhões proporcionará um grande desenvolvimento para o Município, gerando mais de 2 mil empregos na construção e mais de 500 na fase de operação. Estamos muito honrados em sermos pioneiros ao sediar esta fábrica que possui um alto nível de tecnologia e grau de inovação, além do importante aspecto sustentável, que trará muitos benefícios para os agricultores de toda a região”.
As empresas foram convidadas para conhecer o terreno onde será construída a planta, que abrange mais de 1 milhão de metros quadrados, local estratégico que concentra produtores e vários distribuidores de fertilizantes para a região. A visita técnica contou com a presença de cerca de 25 profissionais, de 11 empresas de origens brasileira, europeia e asiática.
Segundo o diretor de projetos da Atlas Agro, Michael Kozlov, trata-se de um processo competitivo entre as maiores e melhores empresas do mercado no Brasil e do exterior. “Demos a todos a oportunidade de conhecer o terreno e os requisitos básicos do projeto, antes da proposta final de cada empresa”, explicou.
Em outubro deste ano, a Atlas Agro iniciou o processo de seleção de fornecedores (bidding) com diversas empresas nacionais e internacionais para as etapas de estudo básico e desenho do projeto de engenharia (FEED), além de definir os parâmetros para um contrato de construção. “O processo de bidding será concluído nos próximos meses, dando início imediato aos estudos, seguidos pelo projeto de engenharia”, explicou Rodrigo Santana, diretor de Operações da Atlas Agro.