Ouvintes do JM News 1, da Rádio JM, levantaram diferentes questionamentos sobre a prestação de serviço da Codau. Além do atraso no envio da fatura, foram mencionados problemas com o site da companhia, que continua fora do ar, além de talões apagados. Questionada, a Codau admite a inoperância do site, mas lembra que o Fale 115 está à disposição da população para problemas relacionados à própria conta.
Joceli Roberto é moradora do Portal Beija-Flor. Segundo ela, as contas da Codau têm chegado atrasadas à sua residência. "O que está acontecendo com as contas da Codau? Há 2 meses não chegam na minha residência. No mês passado consegui retirar o boleto no site. Neste mês o site está em manutenção há dias. Vamos ser obrigados a pagar juros?", questiona.
Ao JM, a Codau explica que casos particulares devem ser solucionados pelo próprio cidadão, via Fale 115 ou pelo SAC. "O consumidor pode entrar em contato com a Codau pelo 115 para obter a segunda via da conta ou comparecer ao SAC, na Av Leopoldino de Oliveira, 5100 (Praça Shopping 1º piso) de segunda a sexta das 7h às 17h30", diz nota enviada à reportagem.
Outra ouvinte, Eliane Costa, pontua que em sua residência as faturas chegam, mas tem precisado solicitar segunda via por problemas de impressão. "Não consigo pagar porque vem apagada", comenta ela. Nesse sentido, a Codau afirma já ter detectado e solucionado o problema. "A Codau já detectou este problema e já solucionou com a troca do fornecedor do papel de impressão da fatura. Para obter a segunda via, basta ligar no 115", diz a nota encaminhada ao JM.
Jéssica de Paula, por sua vez, pede explicações sobre o site da Codau, que está fora do ar desde outubro. "Por que não conseguiram colocar o site no ar no dia 23 de outubro? Quando teremos esse mínimo de autonomia de volta?", pergunta, acrescentando a dificuldade no pagamento por PIX.
A reportagem do Jornal da Manhã reforçou os questionamentos sobre o site, que passa por migração. Como retorno, a companhia lembra que, assim que estiver operante, o novo site será um avanço considerável para a população, oferecendo serviços importantes. Não confirma a data para que esteja ativo, mas promete para "breve".
Confira o posicionamento completo sobre o assunto:
"De modo geral, a migração do sistema comercial da Codau é um avanço para a Companhia. A nova plataforma é web, possui várias ferramentas que irão dar um salto de tecnologia tanto para o sistema interno da Companhia, quanto para o atendimento ao público, que terá na palma da mão diversos serviços de forma mais responsiva. O site será o canal para todas as novas funcionalidades. O site entrará no ar em breve, mas nos próximos dias, já com acesso à segunda via.
A modernização do sistema está impactando neste momento o público, mas com os ajustes técnicos em andamento ele se tornará 100% eficiente, trazendo ganho e resolutividade para todos.
Pagamentos da fatura da Codau: Os consumidores podem pagar as contas por meio do PIX, nas casas lotéricas, ou nos bancos conveniados : Banco do Brasil; Santander; Caixa Econômica Federal; Bradesco; Itaú; Mercantil do Brasil e Bancoob/Sicoob, além do débito automático."