Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente em Uberaba realiza cerca de mil atendimentos por mês
Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente em Uberaba realiza cerca de mil atendimentos por mês, entre pessoais e por telefone, incluindo os plantões. A revelação é da coordenadora Karla Cristina Sousa Freitas.
De acordo com ela, os conflitos familiares, a evasão escolar e agressões continuam dominando as ocorrências. Maus tratos, negligências e registros envolvendo entorpecentes, também exigem bastante dos conselheiros. “Na última semana, tivemos vários casos envolvendo drogas. Em novembro, também atendemos muitas situações de violência sexual. Os estupros têm aumentado”, relata.
A conselheira coordenadora explica que a alta demanda, superior a 30 atendimentos diários em média, indica a necessidade de um novo Conselho Tutelar. No entanto, ela não demonstra otimismo quanto à possibilidade. “Sabemos desta necessidade. Afinal, temos uma cidade com mais de 300 mil habitantes e apenas um Conselho e cinco conselheiros. É muita gente e um número altíssimo de atendimentos para poucos conselheiros. Temos, inclusive, feito reuniões para discutir este assunto e trabalhado para conseguir este reforço. Mas, não há uma previsão ainda para a instalação de um segundo Conselho Tutelar”, afirma.
No entanto, ela lembra que o atual Conselho foi bem equipado neste ano. “Desde que entramos temos recebido apoio da Prefeitura. Passamos a contar com Internet, mudamos de prédio e melhoraram as instalações. Também para ajudar nos serviços, recebemos uma assistente social. Antes só havia na equipe uma psicóloga. E aumentou o número de computadores. Agora, todos os conselheiros contam com estes equipamentos”, aponta.
Karla Cristina confirma ainda a eleição de conselheiros para o ano que vem. “Geralmente ela ocorre em abril ou maio, para que em junho eles sejam empossados. Mas, ainda não há uma definição dessa data”, afirma.