Testes aplicados nos formatos digital e impresso devem ser respondidos por estudantes; material testa habilidades de forma individualizada
Todos os documentos apresentados no momento do cadastro devem ser confirmados agora, de forma presencial, na secretaria da escola indicada (Foto/Divulgação)
A partir desta segunda-feira (27), todos os estudantes da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais poderão testar habilidades, de todos os componentes curriculares, de forma individualizada, por meio da Avaliação Diagnóstica.
Os testes serão aplicados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), nos formatos digital e impresso, para estudantes matriculados nas turmas regulares do 2° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Correção de Fluxo, até o dia 10/3.
O objetivo dessa importante ferramenta estratégica é avaliar de forma minuciosa e individual o grau de conhecimento e habilidades dos estudantes em cada disciplina. Além disso, busca permitir aos professores e especialistas revisar o planejamento e adequar estratégias de ensino às necessidades das turmas e dos estudantes.
Cabe ressaltar, ainda, que a Avaliação Diagnóstica é um dos requisitos previstos na Resolução nº 4.818/2023, do Prêmio Escola Transformação 2023, para a seleção de unidades que serão vencedoras e premiadas pelo projeto. O prêmio da SEE é uma iniciativa que reconhece práticas e experiências de sucesso das escolas estaduais, a fim de contribuir no processo de melhoria da qualidade do ensino.