CIDADE

Banco de Leite Humano da cidade está com estoque negativo

Até outubro de 2010, havia 30 mulheres doando regularmente, porém, com o recesso de fim de ano e o início das férias, esse número caiu para pouco mais da metade

Thassiana Macedo
Publicado em 13/01/2011 às 23:08Atualizado em 20/12/2022 às 02:10
Compartilhar

O Banco de Leite Humano de Uberaba está com estoque abaixo da demanda. Até outubro de 2010, havia 30 mulheres doando regularmente, porém, com o recesso de fim de ano e o início das férias, esse número caiu para pouco mais da metade, ou seja, em torno de 17 mulheres continuam doadoras.

Segundo José Humberto Pires Júnior, biomédico do Banco, além do estoque sempre estar abaixo do esperado, outro motivo gerou perda de doadoras. Assim como acontece no Hemocentro de Uberaba, muitas pessoas viajam e, por conta da demanda diária, não foi possível manter o estoque complementar de leite. “O banco está sempre precisando de doações. “A nossa demanda de saída de leite é maior do que a entrada ou o número de doações. Todos os dias, fornecemos leite para, aproximadamente, 15 recém-nascidos em situação de risco, internados no Hospital de Clínicas da UFTM, mas o volume doado não tem sido suficiente para a necessidade desses bebês”, revela.

Qualquer mulher com bom estado de saúde pode ser uma doadora, mas é preciso passar por avaliação médica. “São analisadas informações sobre a mãe para saber se ela pode doar, como, por exemplo, se ela consome bebida alcoólica, fuma ou faz uso de algum medicamento, fatores que impedem a doação. Caso contrário, é feita coleta de sangue na própria residência da doadora para a realização de exames que vão detectar HIV, hepatite, sífilis ou a presença do vírus HPLV. Com os resultados negativos desses exames negativos, essa mãe está apta a ser doadora”, explica o biomédico.

A mãe sem disponibilidade para ir ao Caism pode solicitar a visita da equipe para essas avaliações e receber em casa um kit esterilizado, além de orientações para a coleta e o armazenamento do leite. Para doar, basta entrar em contato pelos telefones 3314-6608 e 3332-0559 ou comparecer ao Centro de Atenção Integral à Mulher (Caism), na avenida Leopoldino de Oliveira, nº 1.760, para preencher o cadastro.

Orientações. O biomédico explica que, para doar o leite, é preciso alguns cuidados. A mãe deve lavar as mãos e o braço até a altura dos cotovelos com água e sabão e a mama pode ser higienizada somente com água filtrada ou com o próprio leite. O primeiro jato é desprezado. A coleta pode ser feita num copo de vidro esterilizado com água fervente por quinze minutos e depois ser transferido para o frasco fornecido pela equipe para o congelamento. A própria equipe do Caism passa de casa em casa recolhendo o produto doado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por