O Departamento de Endemias e Zoonoses da Secretaria de Saúde de Uberaba, com o objetivo de eliminar os focos do mosquito Aedes, já recolheu 40.180 toneladas de lixo. É importante destacar que o descarte inadequado de entulhos pode prejudicar toda a população, pois o acúmulo de água parada contribui para o surgimento de focos do vetor da dengue, zika e chikungunya.
O chefe da Seção de Controle de Endemias, Diogo Barros, ressalta que todos têm o compromisso de eliminar os focos da dengue. Ele enfatiza a importância da população dedicar alguns minutos do seu dia para verificar possíveis criadouros em suas residências e quintais.
Além disso, há mais de 200 agentes em campo, trabalhando em pontos estratégicos, mutirões e ações educativas de segunda a sábado. O motofog percorre os bairros com maior incidência de pessoas com suspeita da doença, seguindo um cronograma diário baseado nos casos suspeitos de dengue por bairro.
Terça (2): Boa Vista, Fabrício, Copacabana, Pacaembu, Parque dos Girassóis, Rio de Janeiro, Antônio Caiado, Isabel do Nascimento, Parque das Américas, Vila Planalto
Quarta (3): Abadia, Santa Maria, Tutunas, Jardim Anatê, Residencial 2000, Maracanã, Recreio dos Bandeirantes
Quinta (4): Boa Vista, Fabrício, Copacabana, Pacaembu, Parque dos Girassóis, Rio de Janeiro, Antônio Caiado, Isabel do Nascimento, Parque das Américas, Vila Planalto
Sexta (5): Abadia, Santa Maria, Tutunas, Jardim Anatê, Residencial 2000, Maracanã, Recreio dos Bandeirantes.