Uberaba registrou neste domingo (15) temperaturas elevadas, chegando a 36,5°C, com umidade relativa do ar em 12%. O cenário tem sido constante durante a semana, mas hoje foi marcado por um aumento significativo no calor, trazendo desafios para a população, que enfrenta condições climáticas extremas.
Apesar da previsão de uma breve mudança, com a possível chegada de ventos mais frescos vindos do sudeste devido a uma frente fria passando pela Serra da Mantiqueira e São Paulo, as temperaturas ainda devem permanecer elevadas, variando entre 34°C e 35°C nos próximos dias, conforme a climatologista Wanda Prata. No entanto, o alívio será temporário, com o retorno do calor extremo previsto para o fim de semana, quando os termômetros devem marcar entre 37°C e 38°C.
“Então, continuamos com o ar muito ruim para respirar, precisamos de toalhas molhadas, bacias dentro de casa e bacias de água, tomar águas e, se andar na rua, seria bom usar máscara. Esse material que está circulando, é um material particulado, uma quantia muito grande, muito além do suportável e esse material não prega no pulmão, trazendo problemas mais tarde”, afirma Wanda.
Ainda, a climatologista Alcione Wagner aponta que é prevista, entre quarta-feira (18) e quinta-feira (19), a formação de um cavado na média troposfera que estará sobre parte da região sudeste pode ocasionar chuva isolada na região do Triângulo Mineiro, sendo este o padrão desta segunda quinzena de setembro. “Com chuvas mal distribuídas e baixo volume ao final da tarde. Mas, atenção neste período da primavera devido as temperaturas elevadas e atmosfera aquecida, a entrada de chuva pode ocasionar temporais isolados”, alerta.