EM UBERABA

Candidatos de processo seletivo relatam problemas em horário do fechamento dos portões

Prova de processo seletivo para agentes de combate às endemias foi aplicada na manhã deste domingo (8)

Publicado em 08/01/2023 às 15:22Atualizado em 09/01/2023 às 16:13
Compartilhar

Candidatos de processo seletivo para agentes de combate às endemias (ACE), da Prefeitura de Uberaba, relatam que não conseguiram fazer a prova neste domingo (8).

Conforme relatos enviados ao Jornal da Manhã e outros divulgados nas redes sociais, alguns candidatos alegam que os portões foram fechados antes do horário previsto em edital. 

Segundo informações dos concorrentes, a prova estava marcada para ser aplicada às 9h e os portões seriam fechados 15 minutos antes. No entanto, eles alegam que os portões foram fechados antes de 8h45. 

Daiane Rosa, moradora do Volta Grande, foi uma das que não conseguiu entrar para fazer a prova. Ela relata que ao chegou ao local da prova, um colégio no bairro Abadia, por volta de 8h25 e que já havia sido formada uma fila no local. Ainda segunda Daiane, o portão teria sido fechado antes das 8h45. 

Ela contou que a Polícia Militar foi acionada e esteve no local. A Guarda Civil Municipal também foi acionada em outro local de prova.

Alguns candidatos relataram que iriam  procurar a PM para registrar boletim de ocorrência ao longo deste domingo. 

A reportagem do JM entrou em contato com a assessoria da Prefeitura para esclarecimentos. Em nota, o Governo Municipal afirma que o Processo Seletivo realizado pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) pautou-se rigorosamente pelas regras estabelecidas no edital do referido certame, que assim estabelece: 10.1.4. “A aplicação da Prova Objetiva para os (as) cargos/funções de Agente de Combate às Endemias - ACE, ocorrerá na data provável de 08/01/2023, domingo, das 09h00 às 11h00, estando os portões fechados, rigorosamente, 15 (quinze) minutos antes do início das provas.” E ainda, em 10.1.7.1: “Os portões serão abertos em até 01(uma) hora antes do início da prova e fechados IMPRETERIVELMENTE, às 08h45min00seg”, afirma.

Ainda segundo a PMU, como procedimento protocolar, no ato de fechamento dos portões, é assinado um “Termo de Fechamento do Portão”, com três testemunhas, sendo dois membros da comissão (nomeada pelo Município) e um candidato selecionado aleatoriamente, consignando suas assinaturas na confirmação do documento, atestando o fechamento às 8h45, conforme consta no edital. "Esse procedimento é fotografado e os registros acompanham o processo de abertura e fechamento dos portões em cada local de prova. Desta forma, em cumprimento ao edital, as seis unidades previstas para aplicação da prova de hoje, executaram o mesmo protocolo, primando pelo princípio da isonomia adotado para todos os candidatos", alega.

A GCM alega que foi acionada neste domingo à Rua Manoel Gonçalves de Rezende, 230 – bairro Vila São Cristovão, onde cerca de cinquenta pessoas tentavam acessar, após adentrarem o imóvel, os locais da prova para agente de endemias, após o horário permitido. Segundo a Guarda, os agentes conversaram com essas pessoas e, posteriormente, todas elas se retiraram do local, de maneira colaborativa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por