Reservatórios foram fechados às 7h da manhã desta terça-feira (8), devido à queda drástica nos níveis de reservação. A ação segue o Plano de Contingenciamento da Seca, da Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas). Será adotado o “Fechamento Emergencial”.
Segundo a autarquia, às 23h de desta segunda-feira (7) os reservatórios foram abertos com os níveis em 53,3%. Ou seja, praticamente com apenas metade da capacidade de reservação. E às 7h já tinham caído para 21,4%, sendo assim, a suspensão da distribuição será hoje a partir das 7h da manhã, por um período de 12 horas.
Na Estação de Captação do rio Uberaba, a vazão do manancial está ainda mais crítica: 700 l/s, muito abaixo dos 1.200 litros/segundo que é a referência mínima para o abastecimento da cidade. Segundo o presidente da Codau, Rui Ramos, desde o fim de semana o Rio Claro diminuiu a sua vazão drasticamente. Ainda, conforme anunciando nesta segunda, a Companhia precisou parar três dos cinco motores que fazem o bombeamento da água para complementar a vazão do rio Uberaba, pelo sistema de transposição.
"Hoje, passadas mais de 24 horas com a menor entrega de água do rio Claro, prevemos uma redução de volume captado no rio Uberaba ainda mais acentuada, e o abastecimento ficará mais e mais comprometido. As manobras de fechamento dos reservatórios por 12 horas, previstas no Plano de Contingenciamento, serão seguidas. Mas volto a frisar, teremos períodos menores com a distribuição liberada, pois a baixa vazão compromete a recomposição dos reservatórios com a mesma velocidade do consumo. Estas manobras possibilitam a entrega de água uma vez, a cada 24 horas, para a população”, explica Ramos.
A orientação da Codau é a intensificação das ações de economia por parte da população. Reduzir em 50% o consumo e controlar 100% a reserva das caixas d´água domésticas, que deve ser direcionada essencialmente para as atividades básicas de cada família.