Animal já estava em estado de decomposição e os usuários do parque se queixavam do mau cheiro
Ainda não se sabe o que provocou a morte do animal, mas moradores apontam má sinalização no entorno (Foto/Leitor JM)
Usuários do Parque das Acácias procuraram o Grupo JM de Comunicação para denunciar a presença de uma capivara morta no local. O animal estaria naquele equipamento público há pelo menos cinco dias, sem que nenhuma providência fosse tomada para a retirada do roedor.
Os reclamantes disseram que o mau cheiro era muito forte, o que dificultava a realização de atividades físicas ou mesmo um simples passeio pelo local. A presença de animais silvestres nas áreas urbanas é uma realidade em muitas cidades brasileiras, e Uberaba não é exceção. As capivaras são animais típicos e frequentemente vistas em locais próximos a cursos d’água e áreas verdes, como o Parque das Acácias.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, informou que, após não detectar nenhum carrapato na capivara, autorizou a coleta do animal por empresa contratada pela Saúde. A equipe da terceirizada já foi acionada para fazer a retirada do animal.
As capivaras são animais calmos e mansos, nativos da América do Sul. Vivem em locais próximos ao ambiente aquático, pois precisam da água para várias de suas atividades, como se esconder de predadores e se reproduzir. Dizemos que esse mamífero possui hábito semiaquático.
Esses animais vivem em grupos que variam de tamanho e apresentam organização social. A quantidade de capivaras nos grupos varia de dois a 30 animais, apresentando um macho dominante. Além do macho dominante, observa-se a presença de várias fêmeas e de indivíduos mais jovens.
Atualmente, as capivaras estão na categoria “pouco preocupantes” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Isso significa que, na época atual, a espécie não apresenta grandes riscos de entrar em extinção.