FOLIA

Carnaval de rua em Uberaba reuniu cerca de 13 mil pessoas; veja fotos

É intenção do Governo Municipal levar a festividade para os bairros afastados do Centro, no ano que vem

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 22/02/2023 às 08:19Atualizado em 22/02/2023 às 08:54
Compartilhar

Carnaval em Uberaba (Foto/Divulgação/PMU)

O Carnaval Geoparque Uberaba 2023 teve fim nesta terça-feira (21), após quatro dias de festividades no circuito da rua Artur Machado e da praça da Concha Acústica. De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Uberaba (FCU), Cássio Facure, ao todo, estiveram presentes de 13 mil a 14 mil pessoas, prioritariamente uberabenses.

Em entrevista ao JM News 1ª Edição, Cássio Facure ponderou que o evento foi expressivamente positivo porque resgatou o espírito carnavalesco de Uberaba e valorizou o espaço histórico da cidade. E isso foi verificado pela presença de famílias inteiras, em um encontro de gerações, nas ruas do Centro.

Mas, em pelo menos três dos quatro dias, a chuva forte impactou na visitação. O número de participantes poderia até ser maior, mas o presidente considera a adesão popular como positiva.

"Nós temos aí, baseado nos números das forças de segurança, no primeiro dia passaram pelo circuito em torno de 4 mil pessoas, no segundo dia, a mesma dosagem, e no terceiro um pouco menos e ontem [terça-feira] também. Com isso, devemos ter a passagem de 13 mil, 14 mil pessoas. A chuva impactou na movimentação das famílias, porque vimos gerações juntas, avós, pais, netos, mas isso não aconteceu nos dias que houve chuvas", declarou Cássio.

O evento teve a participação majoritária de pessoas uberabenses. A explicação, segundo o presidente da FCU, é que foi uma "semente de testes", e não contou com o investimento maciço observado em outras localidades, como Conceição das Alagoas e Campo Florido. Algo que deve ser resolvido para o ano que vem.

Outra tratativa em pauta para 2024 é a expansão do Carnaval para os bairros da cidade. A ideia é que a festa seja dividida em horários diferentes, em locais diferentes, com atenção especial às áreas mais afastadas do centro de Uberaba.

"Claro que foi uma semente plantada, poder trazer uma oportunidade para comerciantes de lanchonetes, de bares, e os foliões gostaram da valorização cultural do espaço. O equipamento Concha Acústica traz uma linha de Carnaval mais familiar. Podemos expandir para outros circuitos, e até pensamos no Mercadão, mas entrou em reforma. [Pensamos] Em uma programação para crianças, a partir das 10h, com marchinhas, e levar para outros bairros da cidade pelo menos um dia de Carnaval. Levar para eles a cultura onde estão. Plantamos a semente, conhecemos as dificuldades, o que pode ser melhorado, e partimos para a preparação de 2024", avaliou Cássio.

Veja fotos da festança em Uberaba:

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por