Após carregar seu smartphone, a uberabense deixou o carregador na tomada como habitualmente faz. No entanto, ela e a filha foram surpreendidas com um barulho alto no meio da noite (Foto/Reprodução)
Você é o tipo de pessoa que deixa o carregador de celular na tomada, após carregar o celular? Hábito comum entre muitos brasileiros, a ação deu um baita susto em Mariana Teixeira. Ao Jornal da Manhã, a uberabense conta que seu carregador explodiu durante a noite.
De acordo com Mariana, a situação aconteceu durante uma viagem para a fazenda da família. Ela relata ao JM que, após carregar seu smartphone, deixou o carregador na tomada como habitualmente faz. No entanto, ela e a filha foram surpreendidas com um barulho alto no meio da noite. “Eu carreguei o meu celular e eu fui dormir. Eu tirei o celular do carregador e deixei ele conectado na tomada. Aí, de madrugada, eu acordei com barulho de uma ‘bomba’. Uma explosão mesmo, fez um barulho de bomba”, relata.
Mariana conta que no momento da explosão as luzes de dentro e de fora da casa se apagaram e o padrão de energia caiu e voltou. Em seguida, ela sentiu o cheiro de queimado. “Achei que poderia ter sido a tomada porque a tomada é daquelas mais antigas. Aí eu peguei uma luzinha que eu ponho para dormir a noite, que a minha filha é pequena, e eu pus na tomada estava funcionando normalmente. Aí foi onde veio o susto”, explica.
A vítima ainda conta que o carregador é novo, pois trocou de celular em dezembro e o objeto não possuía fios soltos. “Eu comecei a pensar: ‘Meu Deus, imagina se eu estivesse dormindo com o celular carregando em cima da cama. Tinha matado eu e minha filha, porque minha filha dorme comigo. Deu uma explosão, imagina se pega fogo na casa? Eu fiquei muito abalada e muito chocada”, afirma.
O técnico em informática Gustavo Leocádio explica que é sempre bom avaliar a temperatura do carregador. Caso esteja fora do normal, é recomendado o descarte imediato, segundo o especialista. “Evitar deixar o aparelho no carregador após a bateria já ter atingido 100%, isso pode sobrecarregar a bateria e aquecer o carregador de carga”, afirma.
Ainda, Leocádio afirma que é importante evitar a exposição do aparelho ao líquido. “A água pode ocasionar uma oxidação no conector de carga do aparelho e isso pode evoluir para um curto na placa e imediatamente um aquecimento no carregador”, pontua.
Por fim, o técnico aconselha ter cuidado com carregadores de baixa qualidade. “Esses carregadores “paralelos” não têm uma resistência muito boa”, finaliza.